terça-feira, 27 de julho de 2010

Servir e Proteger???

Uma boa parte de policias parecem não prezar por este lema. Muito pelo conrário... Pra alguns deles pode-se dizer que o lema adequado seria: uso ostensivo, ou abuso, de poder.
Essa semana, assisti no noticiário a morte de um garoto de 14 anos em Fortaleza. Ele estava voltando pra casa, na garupa da moto do pai quando uma patrulha da polícia ordenou que eles parassem. O policial resolveu atirar no pneu da moto, mas acabou acertando o tiro na cabeça do garoto.
Outro caso, que ocorreu na semana passada, foi o que envolve a morte do filho da atriz Cissa Guimarães. Policiais teriam recebido propina pra liberar o carro do rapaz que atropelou e matou o jovem.
Fico pensando até que ponto vai chegar o comportamento caótico da polícia, não só aqui no Rio, mas em todos os estados brasileiros.Fico me perguntando se há aulas de reciclagem, se batem forte na questão da preservação da vida. Acho impossível que, na formação desses homens, uma conversa com um psicólogo dê pra traçar o perfil completo do comportamento desses mesmos homens.
Lembrei de outro caso que aconteceu aqui no Rio, onde policiais perseguiam um carro. No desenrolar da perseguição, fuzilam o carro errado.Lembro que dentro do carro estavam uma mulher e o filhinho dela e, ela aos gritos frenéticos, pedindo que parassem de atirar, pois havia uma criança no carro.

Servir? Proteger? Creio que estamos abandonados à própria sorte. Há bandidos propriamente ditos, que são os que comandam as favelas, e há bandidos fardados. Claro que não culpo de toda a corporação policial. Há de fato homens que tentam realizar seu trabalho de forma digna e decente. Mas essa parcela de brutamontes que se acham os bambambans por estarem fardados e armados acabam manchando toda uma corporação.

O que incomoda muitos de nós, cidadãos, é o fato do corporativismo que protege e deixa muitos desses impunes.
De um lado, traficantes.Do outro lado, policias despreparados e que abusam do poder que têm... No meio? Nós, que ficamos pedindo a Deus pra que coisas tais como eu citei, e muitas outras mais, não atinjam a nós [individualmente e coletivamente] e nem nossos familiares.

sábado, 24 de julho de 2010

Momento besteirol... [pra descontrair a tarde de sábado.]



Borat é deveras sensacional! Quem assistiu ao filme sabe.
A parte que eu mais gosto é do lance "Sungas do Cazaquistão". Que troço é esse?!
Bom, se a tal sunguinha garante sucesso com a mulherada [como vocês podem ver na foto], fiquei até um pouco curioso em fazer o teste... Mas desisti. Atrás deve ser muuuuuito desconfortável.

Bom, um beijo e um ótimo final de semana pra todos.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

A aparência do Mal...


"Abstende-vos de toda aparência do mal"
1 Tessalonicensses 5:22

Passeando por um dos blogs que admiro bastante, o da amiga Elaine Gaspareto (Um pouco de mim), me deparei com um artigo excelente que falava de quando Pedro negou Jesus. Em certo momento da postagem, há uma explicação para Pedro ter negado ao Mestre, com quem caminhava há três anos. O motivo? Se aproximou demais do mal.

A citação bíblica acima, é uma das máximas mais práticas para nos afastarmos das tentações. Mas em muitas das vezes, nos achamos superiores a essas vontades latentes que nos cercam diariamente, e nós teimamos em não saber - ou fingimos não saber - que elas são sempre mais fortes que nós.
O mal se apresenta e se aplica naquilo em que somos mais fracos. É a grande sacada da inteligência de aplicação do mal. Outro ponto que nos deixa vulneráveis é o fato de nos colocarmos expostos a situações que aparentemente não nos causarão mal. Isso por que a soberba que habita em cada ser humano, nos convence de que é algo pequeno, simples e inofencivo. Essa soberba vem acompanhada de uma cegueira, uma vez que o mal é sorrateiro, singelo, silencioso e mortal... Nos tornamos presas fáceis.
Qual o fantasma que se apresneta diante das vontades de cada ser humano? Vícios? Relações extra conjugais? Prazer em disseminar intrigas?
Fantasmas se apresentam inúmeras vezes diante de nossas vontades mais escabrosas, e inúmeras vezes nos tornamos vítimas[conscientes] ao acharmos que vamos reisitir. Nos comportamos como Pedro no epsódio da negação: Nos afastamos -por um segundo que seja- daquilo que acreditamos e cremos, ficamos expostos e quando vemos, negamos tudo o que construímos por meros momentos -inicialmente doces- de um falso prazer.
Costumo dizer que o mal é uma meretriz sensual, sedenta de desejo nas esquinas da vida. Mas qual seria a real aparência do mal? Cada um o pinta do seu jeito.
Um amigo meu diz que levamos dois pitbulls interiores: um pro bem, o outro pro mal. Qual deles você vai alimentar mais?
As tentações são belas, doces ninfas sensuais. Têm fala mansa e convicta. É sorrateira e fica ao redor esperando uma distração da vítima. Quando consugue o bote certo, o veneno corre no sangue agradavelmente, com um sabor doce. Mas o efeito da toxina do mal é rápido e no fim, o sabor é de amargo arrpendimento.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Para uma grande amiga...


É mais ou menos assim: Ela uma gata, eu um cachorro! Mas isso tudo no melhor sentido da frase [se é que tem como ter um bom sentido. rs].
A amizade começou por aqui e ganhou amplitude. Diz ela que foi meu jeito "malandro","marrento" [acordaaa! sou carioca! rs] "galante" que chamou sua atenção. Pode ser, não vou negar e concordo que tenho essa facilidade de atrair as pessaos. Afinal, sou de escorpião [esa é a parte marrenta qeu ela diz, entenderam? hehe].
Conversas horas a fio durante a madrugada nos aproximaram muito. Em muitas dessas conversas, ela só enxergava o pior lado dela e eu, sempre batendo firme na tecla dizendo ao contrário... e pensava: "um dia ela vai acreditar no que eu digo a seu respeito". Ela é uma chata... rs. Principalmente quando se depreciava. Mas, Quintana disse algo mais ou menos assim: "Existem dois tipos de chatos: Os chatos propriamente ditos e os amigos, que são nossos chatos prediletos." A amo e não mudaria e nem pediria que ela mudasse um ínfimo grão se quer do jeito magnifico que ela tem.
Mas minha grande amiga não é chata pra valer. É de um espírito lindo, que adora um mimo. É forte. Sente com intensidade. É uma mãe que tem um amor lindo pelo filho. Tudo que sofre, me conta, e eu adoro ouví-la. Coisa chata mesmo é o fato de morarmos tão distante. É verdadeiramente um saco! Já tivemos brigas ferrenhas,no maior estilo D.R, mas a amizade e carinho que sentimos um pelo outro superou tudo e sem deixar marcas. Nas conversas online, cantamos músicas que gostamos, falamos de tudo, sem o menor pudor. Quando estou mal, ela me levanta e se estou desistente, me apoia. Quando ela está péssima, sou seu psicólogo [um dia eu mando a conta quilométrica pra você, tá?].
Nossa amizade é assim... Uma coisa mágica com tudo que tem direito: as brigas, os amores.
Ela semrpe sabe tocar, de foma carinhosa, o meu coração.Diz coisas que, antes que palavras saiam de minha boca, essas mesmas palavras se perdem, se consomem diante do carinho que ela me faz. Se eu faço bem a ela? Acredito que o correto seria perguntar se nos fazemos bem. Respondo que nosso relacionamento nos deixa ótimos.
Adoro tudo em você e desejo, mesmo com a vida andando aqui e aí, que nossa amizade seja sempre assim: essa coisa loca e viciante.
Sei que seu coração sabe que esse texto é pra você. Te amo.

Estou atrasado pra postagem do dia do amigo, mas o dia dos amigos pode ter sido ontem, será hoje também, amanhã e assim continuamente. É uma data específica pra celebração desse dia? Sim. Mas amizade é atemporal. Não tem prazo de validade. Tem data do início, mas nunca de término. É infindável, sublime, uma forma do cuidado de Deus.
Se algum homem veio a este mundo e não conquistou amigos, não descobriu o tesouro real da vida.
Agradeço a amizade de cada um de vocês que passam por aqui, lêem um pouco de mim e deixam um pouco de vocês.

FELIZ DIA DO AMIGO A TODOS!

terça-feira, 13 de julho de 2010

Falando... [pra não perder o costume]

Nossa! Não sei ao certo, mas segundo as contas que fiz aqui, fiquei uns seis meses sem escreve aqui. Parece fácil voltar e se reintegrar, mas não é. Mas fiquei feliz de ter voltado aqui... Sabe aquela satisfação, seja pequena ou grande, que fica dentro de você quando volta a fazer algo que gostava? E essa satisfação vai crescendo e tomando forma de um prazer de reencontro.

E por falar em reencontro, foi ótimo voltar a visitar antigos amigos que aqui fiz. Ótimo também saber que não fiquei esquecido. Foi maravilhoso receber a visita da Mahria, Luciana, ♥ Fernanda, a maravilhosa Mª do Rosario [você é linda!]... Entre tantos amigos queridos que passaram por aqui. Vou regularizar minhas visitas... Estou devendo tantas.

Bom, o que importa é que a felicidade e o prazer de postar estão voltando. Não quero encarar como obrigação... Que seja leve e suave, como tudo que dá prazer na vida deve ser.
Aprendo sempre quando escrevo aqui e aprendo ainda mais quando leio cada um.
Por aqui, o trabalho e a correria continuam, mas sempre que sobrar um tempo – e sempre sobra – venho aqui pra aliviar a tensão, repartir, compartilhar coisas boas... As más também... RS

Beijo no coração de todos! =D

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Fim do silêncio?


Certamente! Retorno? Volta? Quem sabe?
É bem verdade que fiquei distante durante dias, meses. Nem sei como andam as coisas por aqui. Recentemente, uma amiga reclamava no Orkut que o blogspot está com problemas nos comentários. É verdade que estão sumindo?
Andei tão desconectado desse espaço, das letras, dos amigos que fiz aqui... Mas, sobre tudo, descobri que fiquei desconectado do meu lado literário, por assim dizer. Não sei em que momento, dia ou hora exatos, mas simplesmente parei de escrever. Já contei aqui, em uma de minhas postagens, alguns momentos de “crise literária”... Momentos sem criatividade, horas olhando o papel em branco esperando uma fagulha; um lampejo que de vida e sentido as palavras que se encontram turbulentas na mente. Sabe quando você tem que organizar as ideias pra que tudo flua naturalmente e com sentido?
Dessa vez foi pior. Eu simplesmente perdi o feeling, ou me desencontrei dele... E não o encontrei. Possivelmente, em alguns momentos, nem fiz força pra encontrá-lo. Mas a saudade de postar as ideias sempre foi grande. Lógico que tem toda correria do dia-a-dia: metas, planos, frustrações, planejar tudo novamente, estudos, pesquisas, trabalho... E isso tudo acabou gerando mesmo um desencontro desse espaço e de minha escrita.

Hoje, sentei pra ver se me reencontro. Abri o blog e deu uma saudade enorme de tudo e todos.
Se vão tornar a me visitar? Não sei. É ótimo, mas minhas expectativas não são somente essas. Quando se fica longe por muito tempo é natural que haja uma atenção voltada pra quem atualiza constantemente.
Não posso deixar de agradecer aos amigos que vieram aqui e deixaram seus comentários na última postagem que fiz. A preocupação de saber como estou, se eu irei retornar... Os incentivos que muitos deram pra que eu retornasse. Sou grato

Não sei se essa postagem é um retorno - estou reencontrando o “elo perdido”-. Uma brisa suave de um retorno, talvez. Aos poucos vou me readaptando, conquistando...