terça-feira, 24 de novembro de 2009
O tempo não pára...
... Já dizia o poeta-mor da juventude oitentista, Cazuza, que por ironia não poupou o tempo de sua vida. Pelo contrário, viveu toda a sua vida em um tempo breve. Uma pena.
Eu li o post de uma amiga [Rejane, do blog Espelho ]que mostrava-se um pouco assustada com todo esse corre-corre do tempo e fiquei inspirado a escrver, também, sobre o tempo.
Os gregos tinham duas palavras para o tempo: chronos e kairos. Enquanto o primeiro se refere ao tempo cronológico que pode ser medido, esse último significa "momento certo" ou "oportuno". É, eu dei uma leve pesquisadinha pra saber disso. rs
Bem, oportunidades pra aproveitarmos o tempo são cada vez mais raras em nossas vidas. Ele ainda continua com suas 24 horas e seguindo em frente, mas ainda assim não aproveitamos bem, ou como queríamos.
Mal fechamos os olhos pra dormir em Janeiro e já acordamos com Novembro findando-se e dando lugar a Dezembro.
Dezembro, todo aquele corre-corre de última hora pra comprar o ingrediente último da ceia de natal, o presente que estava faltando. Shoppings e mercados lotadérrimos de gente batendo cabeça pela promoção da véspera natalina. O tempo não se aplica a nós, pobres mortais. Ou seria o contrário? Talvez o contrário seja cabível, já que sempre deixamos tudo pra última hora e culpamos sempre o tempo.
"Tempo, tempo, tempo, mano velho". O tempo passou, eu fiz 29 e com os 29 veio a pré-síndrome dos 30. Mas estou tranquilo, passo por dezoito fácil, fácil. Assim creio. rs
O problema de todo esse frenesi dos tic's e tac's do relógio é que sempre nos vimos muito ocupados; e coisas importantes passam desapercebidas na grande entulhada de nossas responsabilidades que consomem o tempo vorazmente.
Carpe Diem, dizia o poeta romano Horácio [essa eu pesquisei também. rs] e digo eu também. Pare um pouco o trabalho. Contemple o pôr do Sol. Consegue ver o cuidado nas suaves pinceladas de laranja? Se o dia estiver nublado você pode perceber, se contemplar cuidadosamente, os diferentes tons de cinza. Acho lindo.
São coisas pequenas, mas que são um alento na alma e no tempo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
"Queria ter aceitado
ResponderExcluirA vida como ela é
A cada um cabe alegrias
E a tristeza que vier...
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar..."
TEMPO...Essa música Epitáfio,sempre me lembra tempo.
Pq corremos tanto,temos tanto medo de errar e n coseguirmos acertar mais.Ela reflete bem isso.
Que ainda há tempo,que ainda há jeito e q temos que amar mais,chorar mais,fazer o que se quer.SEMPRE!!!
Vamos ver o sol nascer e depois se por?
Bjinho Ppzinho do meu core
Lindo...
ResponderExcluirConcordo com a Luciana...
o medo de errar pode ser o que nos faz parar no tempo...
E quer dizer que passa por dezoito, é?
Beijossssssssssssssssssssssssssssssss
Vagner,
ResponderExcluirEm meu blog há uma categoria específica que onde trato sobre este tema.
A sociedade padece da doença da pressa. O pior de tudo é que falta de tempo e excesso de atividades virou símbolo de eficiência e produtividade. Muita gente, que se rende à sociedade hipócrita, acaba vivendo um corre-corre desnecessário só para mostrar que é "alguém".
Sou professor, portanto trabalho fora e dentro de casa, mas jamais deixo de valorizar meus momentos comigo mesmo, com meus familiares e meus amigos. Além disso, procuro sempre fazer o que eu gosto. Que Deus esteja sempre a nos proteger deste tempo cronológico louco que o homem pós-moderno inventou.
Abração, meu amigo. Parabéns pelos seus textos. Você escreve muito bem. Digo isso sem hipocrisia.
Boa terça-feira pra você.
Olá!
ResponderExcluirEsses tic's Tac's da vida... são uma correria.
Mas a parada é preciosa. Fazer o que gostamos faz a vida ter muito mais sentido!
Adorei a sua postagem!
Deixo o meu beijo carinhoso
Oiê!
ResponderExcluirEsse tempo realmente é mto louco... E parece q com a idade vai passando mais rápido. A infância era tão lenta... Vou fazer 31 em dezembro, e vou te dizer: pesa passar dos 30... Bjins
É meu amigo,
ResponderExcluirO tempo tá tão louco que tem gente que não para nem dormindo. rs
Rapá, eu já tÔ é pensando nos quarenta.
Abraço!
Semana de Paz.
Deus te abençoe.
"Pelo contrário, viveu toda a sua vida em um tempo breve."
ResponderExcluirÉ que ele era deliciosamente ariano!
Antigamente os dias duravam mais, é fato, e naquela época ouvia-se muito "corre pra vida, não perca tempo". Só que os dias mudaram (os minutos também) e não se consideram a possibilidade de dizer "calma, sem pressa, os dias estão loucos, mal estamos conseguindo viver, pra que correr?"
Enfim, é por isso que eu não uso mais relógio.
rs
Aparece lá no Dos que Fervem!
=)
Carpe Diem (literalmente) por que se não aproveitarmos nosso dia , nosso hoje , ele já virou ontem e aí já foi, já era, não tem mais jeito ... e como voçê bem colocou e citou Cazuza perfeito em sua dimensão de tempo ( O tempo não pára , não pára não ... )
ResponderExcluirbjusssssss e se cuide
Vagner.
ResponderExcluirEste fim de semana meu sobrinho de 16 anos que é um menino jóia. De tudo ele faz humor. Me pegou para dançar. E eu sou sua madrinha e fajuta na dança. Então lhe disse para ensaiarmos mesmo para sua formatura . Ele perguntou? de que? de faculdade respondi.
Mas pensando com menos humor. Eu quero ve-lo formado. Mas o tempo vai consentir?
E ve lo crescer, em sabedoria, porque em tamanho ele é imenso, é uma das minhas grandes alegrias. Os outros sobrinhos também: Lucas, Raphael, Thais e Tobias, senão já viu o ciume.
Com carinho Monica
Obrigada por me citar em seu blog! Sinto-me lisonjeada!! :))
ResponderExcluirAo menos eu não sou a única a se sentir um tanto fatigada com essa correria, com esse tempo aparentemente "desenfreado" (desenfreada estão as nossas buscas por sempre algo a mais...).
Beijos, amigo.
Quanto tempo hein!!!!
ResponderExcluirÉ, temos que aproveitar todo o tempo, para que no futuro não nos arrependamos daquilo que não fizemos.
BJKS! ;)
Tenha uma boa sexta feira
ResponderExcluirCom carinho Monica
Olá novamente meu bom amigo Vagner. É tão bom poder visitar voceis aqui na blogosfera :)
ResponderExcluirMuito obrigado pela sua vista la nos meus empoeirados blogs kkkk
Com relação ao que vc escreveu posso dizer que concordo . è um corre corre tão grande. Uma coisa que gosto muito de fazer é olhar pro ceu . A qualquer hora . De dia ou de noite.
Cada vez que olho me sinto muito feliz pois eu acredito que ele foi feito pra que meus olhos o vissem e vice versa. E como não sou egoista, compartilho com quem estiver perto a beleza que vejo mas pra minha tristeza as pessoas não estão nem ai se o ceu foi feito pra elas ou não, o que importa é que não esteja chovendo pra que elas cheguem no trabalho mais cedo. É uma pena isso mas fazer o que ?. Não podemos determinar o caminho que os outros devem seguir.Por isso aproveito cada olhada e pelo visto parece que vc tambem :)
Um abração amigo !!!!!
DIgá lá seu Vagner,
ResponderExcluirComo é que está amigo?
Rapá, tem um selo/meme lá pra você.
Abraço!
Bom final de semana.
O tempo é cruel meu caro amigo..
ResponderExcluirBom domingo
abraços
Vagner, amigo
ResponderExcluirnão me lembre do tempo...aqui tá até sufocando saber que tenho mil coisas e as 24 horas nao estao dando conta... Admito que até uns meses atrás eu estava querendo que o tempo aumentasse a velocidade...mas agora, estou pedindo pra ele correr na velocidade exigida...rsrsrsr, preciso de mais tempo e o tempo não precisa de mim...complicado? aparentemente sim meu amigo, mas daqui a seis meses voce vai entender...coisas de mãe mesmo..
Bjs e bgd pelo seu carinho, fico super feliz quando vejo seu nominho lá nos meus coments...amooooo
Bom final de semana
Marcia
Tenho um texto que fala disso também, e por coincidencia usei a mesma imagem...
ResponderExcluirEnjoy... http://wwwrelicariodavida.blogspot.com.br/2012/03/quanto-tempo-tem-o-tempo.html