
... É a expressão usada em algumas comunidades, aqui no Rio, pra dizer que as coisas vão de mal à pior. E vão mesmo!
Os conflitos entre polícias e traficantes totalizaram 70 mortes desde o último final de semana. A coisa está realmente feia e dá indícios de que irá piorar.
Sérgio Cabral [governador] e Eduardo Paes [prefeito] explicam que as ofensivas vão continuar, mas nessa disputa por território o Estado está perdendo de looonge.
Está claro que a guerra entre as facções é por motivos territoriais, e quem for detentor da maior parte do bolo manda no Rio.
As facções criminosas fazem jus a alcunha de "crime organizado", uma vez que a disputa é territorial, uma determinada facção invade e ocupa o território da outra, expulsa o antigo comando e instaura um novo. Será que as autoridades não observam os inimigos que combatem? Aprende-se a combater de forma eficaz observando o comportamento do oponente. Precisam ler "A Arte da Guerra" de Sun Tzu? (sendo irônico).
Enquanto governantes se explicam em suas embaraçosas falácias, nós, cidadãos, ficamos nesse fogo cruzado observando o expansionismo territorial do tráfico e tendo de lidar dia após dia com a violência que insiste em bater a nossa porta.