quinta-feira, 22 de outubro de 2009

"O bagulho tá doido"...


... É a expressão usada em algumas comunidades, aqui no Rio, pra dizer que as coisas vão de mal à pior. E vão mesmo!

Os conflitos entre polícias e traficantes totalizaram 70 mortes desde o último final de semana. A coisa está realmente feia e dá indícios de que irá piorar.
Sérgio Cabral [governador] e Eduardo Paes [prefeito] explicam que as ofensivas vão continuar, mas nessa disputa por território o Estado está perdendo de looonge.
Está claro que a guerra entre as facções é por motivos territoriais, e quem for detentor da maior parte do bolo manda no Rio.

As facções criminosas fazem jus a alcunha de "crime organizado", uma vez que a disputa é territorial, uma determinada facção invade e ocupa o território da outra, expulsa o antigo comando e instaura um novo. Será que as autoridades não observam os inimigos que combatem? Aprende-se a combater de forma eficaz observando o comportamento do oponente. Precisam ler "A Arte da Guerra" de Sun Tzu? (sendo irônico).

Enquanto governantes se explicam em suas embaraçosas falácias, nós, cidadãos, ficamos nesse fogo cruzado observando o expansionismo territorial do tráfico e tendo de lidar dia após dia com a violência que insiste em bater a nossa porta.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Quem manda no Rio? Isso aqui parece terra de ninguém...


... Ou seria terra dos traficantes?
Esses dias vivemos (e muitos acompanharam pela TV) o pior de todos os episódios da guerra contra o tráfico.
A derrubada de um helicóptero da polícia militar, num confronto contra traficantes em Vila Isabel, deixou o povo e o Governo estarrecidos. Esse acontecimento subiu mais um degrau, elevando a guerrilha a um novo patamar que se tornou um divisor de águas e mostrou do que os bandidos são capazes.
Eu, aprticularmente, sempre temi esse tipo de atitude do tráfico pelo fato de serem tão bem armados.

A violência que assola o Rio se tornou uma guerra territorial urbana.
Os traficantes não são bem preparados, mas são loucos com um mega potencial bélico em mãos. De onde vem tanta sofisticação bélica? Quais as rotas das armas até chegarem aqui? Quem facilita a compra e venda dessas armas? Quem fornece? Quem compra em grande quantidade e repassa ao tráfico? Quem financia e fortalece o tráfico? Quem assistiu ao filme "O Senhor das Armas" entende e sabe as respostas pra estas perguntas.

Estamos acuados e novamente disparo uma serie de perguntas: Quem vai proteger os cidadãos? Quem vai combater de maneira aguerrida os bandidos? Serão os porcos engravatados que enchem seus blosos aos milhões financiando a violência? Ou serão os policiais mal preparados, mal remunerados e de conduta altamente curruptível?

Eu, como cidadão carioca e brasileiro acima de tudo, estou "P!" da vida com as soluções paliativas que são tomadas nesses conflitos. Não adianta subir o morro, descer com meia dúzia de bandidos mortos, tonelados de maconha e cocaína e depois de todo esse esforço, descer e ter que subir novamente pra combater e descer mais uma vez... isso se torna um círculo vicioso de combate e não vai mudar a situação. Bandidos são como baratas, quando as luzes se apagam, saem todas do bueiro.
Eu nunca entendi isso como uma estratégia eficaz. Eficaz seria: OCUPAÇÃO. Forças militares ocupam as comunidades onde o tráfico ou milícias atuam enquanto que nas ruas da cidade o contingente militar é reforçado pra reprimir os furtos. Talvez não seja tão simples, mas com boa vontade do Governo o plano dá certo.

Copa do mundo e olimpíadas é o cassete (desculpem-me)! Vai ser bom e trará empregos e crescimento estrutural? Vai! Certamente que sim, mas o que não pode são os planos se tornarem maquiagem somente para o período dessas competições, assim como foi com o Pan.

Nos outros países o Rio foi notícia em tablóides e jornais que estamparam o conflito. E isso tudo semanas depois do Rio ser eleita a cidade que irá sediar as olimpíadas. Chamaram de: "A cidade mais perigosa do mundo".
O Rio tem o título de cidade onde mais pessoas morrem por armas de fogo. Superamos a guerrilha na Faixa de Gaza. Mas a gringalhada não fica atrás. Eles têm problemas terroristas semelhantes.

Desculpe gente, mas eu fiquei tão indgnado que cheguei a desejar que esse mal e toda essa violência que nos apriosiona dentro de nossas casas, onde um bandido empunhando uma arma de fogo pode tirar a minha ou a sua vida por motivo banal... Eu desejei que esse mal fosse bater na porta de um político safado desse que, enquanto toma o seu café em sua mesa farta, lê e assiste essas notícias, em sua mansão altamente segura, com uma imparcialidade revoltante.





*** FOTO DO FILME "TROPA DE ELITE" ***

sábado, 17 de outubro de 2009

Uma boa música...

Lembram quando eu postei a música da banda Legião Urbana "Mais uma vez" e disse que ela embalava os meus momentos tristes? Então... Na verdade a música não me deixa triste e sim me faz esquecer da tristeza que sinto.
No post eu dizia que todos possuem uma música pra embalar a tristeza, seja pra curtir ou pra esquecê-la. Mas hoje -por pedido da Elaine em seu comentário - eu vim postar uma das músicas que ouço em meus vários momentos de alegria

A música é de Herbert Viana e ele canta junto com Sandra de Sá. É essa aqui...

"Vamos viver"

Vamos concertar o mundo
Vamos começar lavando os pratos
Nos ajudar uns aos outros
Me deixe amarrar os seus sapatos
Vamos acabar com a dor
E arrumar os discos numa prateleira
Vamos viver só de amor
Que o aluguel venceu na terça feira
O sonho agora é real
E a chuva cai por uma fresta no telhado
Por onde também passa o Sol
Hoje é dia de super mercado
Vamos viver só de amor
E não ter que pensar, pensar
No que está faltando, no que sobra
Nunca mais ter que lembrar, lembrar
De pôr travas e trancas nas portas
Vamos viver só de amor
Vamos viver só de amor




Um beijo e um ótimo final de semana a todos

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Professores do Brasil - Blogagem coletiva...


E chegou o dia da blogagem coletiva proposta pelo Valdeir do blog


Essa postagem me fez lembrar a minha época na escola.
Sempre fui um aluno que dava problemas para professores em sala de aula (fora dela também não).
Sempre os respeitei e esse respeito era mencionado na escola, mas a base pra esse respeito eu conheci em casa. Minha mãe dizia que dentro da escola os meu professores eram meus pais e isso crucial pro meu desenvolvimento estudantil.

Hoje a falta de respeito com professores extrapolou o limite do absurdo.
Antes eram bolinhas de papel, aviãozinho... Coisas de molecagem mesmo. Mas nos dias de hoje o desrespeito beira a criminalidade.

Nossos professores vivem seus piores dias em salas de aula. Sofrem ameaças, são espancados e em alguns casos são assassinados por alunos. Infelizmente isso é uma realidade nesses dias em que vivemos.
O incrível é que mesmo passando por essas condições horríveis em seu trabalho, os professores parecem que são munidos de um altruísmo que os impede de desistir.
São de verdade defensores e oráculos da educação e formação social.

O respeito e valorização ao professor não se aprende só na escola.
É errado pensar que a educação de nossos filhos se restringe ao âmbito acadêmico. Não! A educação caseira é base para a formação de um bom aluno e, por conseguinte se tornarão cidadãos respeitosos.

Lembro de cada professor que passou por minha vida e por cada um deles tenho um apreço.
Lógico que eu achava alguns professores chatos, turrões. Tive muito professor linha dura, mas mesmo assim aprendi muito com cada um deles e devo parte de minha formação a eles, pois sempre extraíram o melhor de mim.

É comum ouvir a brincadeira: professores são na verdade "sofressores". Pra mim, são lutadores cheios de conhecimento e sabedoria.
Penso que chegará o dia em que realmente professores serão valorizados e respeitados por alunos e por governantes.

Quero expressar meu carinho a todos os professores do Brasil que trabalhamm bravamente para manter e defender a educação neste país.

Aos mestres, com carinho.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Foto de mi madre e selo pro Marcone...

Hoje (já está sendo quase ontem) é aniversário de mi madre.
Eu sempre falo dela aqui no blog, mas nunca postei uma imagem. Olha a dona Irenir aqui.



Essa é minha gostosa [kkk!!!]. Ela completou hoje 75 aninhos de pura vitalidade...rsrsrs.
Feliz aniversário mãe! Te amo!










Meu grande amigo Marcone França, do blog
Deus cuida de mim está em festa e eu, como bom amigo que sou (rsrs), fiz este humilde presente.
Parabéns pelo blog meu amigo. Sem dúvida o cuidado que você tem com seus amigos é uma forma do cuidado e amor de Deus.

Fique na paz.


sábado, 10 de outubro de 2009

... Mais selos ainda...






E os selos não paaaram de chegar. Este aqui e ganhei do meu XODÓ Aninha Leme . Muchas gracias!!!
Regras: indicar 5 blogs para este selo.
Descrever uma qualidade para cada um dos blogs indicados justificando porque ele é um exemplo de blog.

E o oscar vai para:

O Presente do Presente Pelas incríveis palavras de força e superação que a grande e querida Maria do Rosário posta naquele espaço lindo.



Ponderantes Recentemente chegado, se mostrou um amigo muito atencioso e seus textos são ótimos.

Meu lado contido Por ser tão charmosa quando me faz um carinho e por seu blog lindo que eu nunca consigo deixar de visitar. Beijossssssssssss (com muitos "S").

Deus cuida de mim Por ser um amigo que tem palavras sábias nas horas em que preciso. Valeu Marcone!

BlogTerapia ...by Marcia Por ser uma pessoa muito amiga, atenciosa e generosa com seua amigos.




Esse eu também ganhei do xodózinho Aninha Leme . Acho que eu já reconquistei ela (kkk!!)

Rules:

* postar o nome do amigo que te deu o selo
* responder? Se sua vida fosse um livro, que tipo de livro seria?
* Indicar para no mínimo 3 blogs

Se minha vida fosse um livro? Seria um livro de batalhas épicas, onde nunca se pode perder as esperanças... Não importando o tamanho dos inimigos.

Os contemplados são:

Um pouco de mim


Mãe, esposa, dona de casa, trabalhadora....

Devaneios do Cotidiano

Desventuras de um Docente !


Minhas queridas amigas Elaine (Um pouco de mim ) e Tyna (Meu lado contido ) me presentearam com este belo selo. Obrigado meus amores.

A regra diz: "Este selo é concedido a blogs em reconhecimento do seu valor, esforço, ajuda, transmissão de conhecimento. Além disso, também é uma ajuda mútua de divulgação entre os blogueiros, sem interesses pessoais, visando apenas ampliar pela net todo serviço de informação e transmissão através de pessoas que, como nós, tem a intenção de divulgar matérias voltadas para as áreas de interesse humano".

Devo listar 15 blogs pra repassar.

Ofereço...

A todos os meus amigos da blogosfera que sempre me prestigiam com suas visitas, comentários e com seus textos lindos. Todos vocês merecem este prêmio
.

... E mais selos...

Este selo eu ganhei da minha queridíssima e lindooona amiga Tyna, que é uma flor. Bem, na verdade eu sou "amigo blogueiro querido" dela (rsrs).
O selo vem com um meme super bacana que já vou responder.

Você ama? Minha família e as coisas simples da vida.

Você adora? Estar com meus amigos que são pessoas que amo

Você deseja? Realizar meus sonhos, ser melhor a cada dia e amar

Você sonha? Viajar para Europa

Você é? Uma pessoa amiga de verdade. Atencioso, divertido, inteligente, observador. Algumas vezes sou chato e perco a paciência, mas tenho um coração que não guarda rancor e perdoa muito facilmente.

Já que este selo tem uma descrição um tanto feminina, vou dedicar a todas (eu disse, TODAS) as minhas amigas/leitoras queridíssimas. Como rosas, vocês embelezam e perfumam demais esse blog e minha vida. Beijo a todas.






Este selo eu ganhei do meu grande amigo Marcone França do blog Cuidado por Deus .

As regras são:

*Publicar os selo e indicar o blog que repassou (feito)
* Dizer dez palavras que qualifiquem seu blog (também feito)
*Repassar o selo para 10 blogs e avisá-los (feito, mas, quebrando um pouco as regras..rsrs)

Amizade, dedicação, meu escape, nudez, sensibilidade, prazer, choros, alegrias, alma, coração

eu repasso para os amigos:

Nosso-Cotidiano

O Presente do Presente

Aninha Leme

moniquinhaquinquinha

DE TUDO UM POUCO



quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Música pra minha tristeza...


É engraçado como todo mundo tem uma trilha sonora pra embalar sua tristeza. Alguns curtem músicas que acentuam o grau de deprimência, outros preferem aquelas que lembram coisas mais felizes e que faz sentir bem melhor em ralação a mórbida núvem de tristeza que paira sobre a cabeça.

Eu tenho uma música especial que adoro ouvir quando estou nesses momentos.

Escutando ela hoje lembrei de que é minha música pra aliviar minha tristeza, mas tinha momentos em que estava tão triste que acabava esquecendo.


A letra dessa música me mostra uma verdade incrível de como o sol sempre volta a brilhar. "O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã".


A música é "Mais uma vez" da Legião Urbana


Mas é claro que o sol vai voltar amanhã
Mais uma vez eu sei
Escuridão já vi pior de endoidecer gente sã
Espera que o sol já vem.

Tem gente que está do mesmo lado que você
Mas deveria estar do lado de lá
Tem gente que machuca os outros
Tem gente que não sabe amar
Tem gente enganando a gente
Veja a nossa vida como está
Mas eu sei que um dia a gente aprende
Se você quiser alguém em quem confiar
Confie em si mesmo
Quem acredita sempre alcança!

Mas é claro que o sol vai voltar amnahã
Mais uma vez eu sei
Escuridão já vi pior de endoidecer gente sã
Espera que o sol já vem.

Nunca deixe que lhe digam que não vale a pena
Acreditar no sonho que se tem
Ou que seus planos nunca vão dar certo
Ou que você nunca vai ser alguém
Tem gente que machuca os outros
Tem gente que não sabe amar
Mas eu sei que um dia a gente aprende
Se você quiser alguém em quem confiar
Confie em si mesmo
Quem acredita sempre alcança!







*** Imagens Google ***

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Selvageria e vandalismo com transportes públicos...

É obrigação de o Governo prover parar os cidadãos: segurança, saúde e transporte da qualidade. O problema é que aqui no Rio a solução para os problemas nunca acontecem de fato. É bem mais fácil maquiar a situação do que resolver os problemas.

O descaso no setor de transportes revolta e muito a grande maioria de pessoas que utilizam esse meio para se locomoverem ao trabalho.

Todos os dias, milhões de passageiros de ônibus e trens enfrentam total desconforto e protelação das melhorias nos serviços de transportes públicos.

Já foi perdida a conta de quantos protestos foram feitos para que se houvesse o mínimo de respeito com o cidadão trabalhador.

Sou totalmente favorável aos protestos, mas a culpa não é somente do Governo.

Hoje, mais uma vez, aconteceu um episódio triste neste setor. Houve confusão e depredação nos protestos feitos por passageiros de um trem em Nilópolis, na Baixada Fluminense.

O tumulto começou depois de uma pane elétrica em um dos vagões o que ocasionou um atraso geral no serviço.

Os passageiros revoltados coma situação quebraram e arrancaram as placas da estação, atearam fogo em um dos vagões do trem e destruíram a bilheteria saqueando o dinheiro e os bilhetes de passagem.

Sou a favor de protestos e reivindicações de direitos, mas esse tipo de ação é coisa de gente BURRA, selvagens que agem como animais.

A sociedade precisa se reeducar.

Essas ações de selvageria contra os bens públicos contribuem ainda mais para o descaso do Governo.

Quer protestar? Proteste. Mas causar dano a uma coisa que e você e muitas outras pessoas usufruem e dependem disso pra ir ao trabalho ou ter um momento de lazer coma família, pra mim isso é burrice. Ato de idiota e imbecil e chamá-los de mal-educados é pouco, são verdadeiros animais.

Eu vi as imagens na televisão e senti vergonha e uma raiva muito grande.

O papel do Governo é ser transparente e resolver esse tipo de problema? É sim! Mas também é papel da sociedade zelar, cuidar e preservar os bens de utilidade pública.

A imbecilidade dessas pessoas mostra como elas precisam se educar. O problema disso é educação, aprender a respeitar que seus direitos terminam onde começa o do outro e sobre tudo, aprender que danificar bens de utilidade pública não é ato de cidadania e sim selvageria.