domingo, 24 de agosto de 2008

Amada Mãe gentil


Nesse período de competições olímpicas, que tiveram imagens que emocionaram a muitas pessoas, minha emoção ficou por conta da execução do hino nacional brasileiro. É estranho, mas até lendo algumas estrofes, me emociono ao ponto dos olhos ficarem cheios de lágrimas.
A descrição de nossas belezas naturais, a declaração de amor eterno à pátria-mãe, a afirmação de grandeza e soberania torna nosso hino o mais poético e mais bonito dentre as nações de todo o mundo.
Lembro-me das execuções do Hino da Bandeira e do Hino Nacional na escola quando era criança, e eu ficava tão emocionado com aquilo, que não via à hora da chegada do dia seguinte pra poder viver aquela emoção outra vez.
Lembro também que os cadernos e livros vinham com os hinos na parte de trás. Hoje, não vejo muito desse ato nas escolas e nem vejo mais as letras estampadas nas capas de tantos livros ou cadernos.
O exercício de cidadania ficou meio que deixado de lado, e esse é um trabalho que deve e tem que ser recuperado nas escolas, se bem que a culpa não é das escolas e nem dos alunos e sim da mídia que tem nos oferecido um conteúdo sócio-cultural de baixa qualidade, e isso afeta diretamente a mente das crianças, que são nossos futuros cidadãos.
A participação das escolas no âmbito sócio-cultural cresceu bastante, é verdade, mas ainda é pouco. Os trabalhos sociais com crianças carentes devem receber atenção maior do governo, com investimentos maiores em projetos esportivos, educacionais, na área da saúde, no exercício da cidadania, isso é cuidar do nosso patriotismo.
Somos um povo que conquista com braço forte. Trabalhadores que somos, defendemos nossa dignidade num desafio a própria morte. Vivemos de um sonho intenso... De um raio vívido de esperança. Somos gigantescos por natureza própria, somos fortes, somos belos... Que beleza igual há entre as outras tantas mil? Somos colossais. Somos filhos que não fogem da batalha, tão pouco tememos a morte.
Somos filhos deste solo, terra-mãe gentil, minha pátria amada... Meu Brasil.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe um pouco de você aqui.