quarta-feira, 17 de junho de 2009

Antes de Partir (minhas loucas ideias)


Assisti ao filme "Antes de Partir", com os atores: Morgan Freeman e Jack Nicholson (não propriamente junto com eles... É claro.). O filme mostra a história de dois homens com doenças em fase terminal. Dentro dessas condições, eles fazem uma lista de coisas que nunca imaginaram fazer (pelo menos quando gozavam sua juventude não realizaram). Algumas vezes me pego em meu silêncio e me vejo direcionado a um grande acontecimento (ou talvez me sinta assim somente). Fico constantemente me perguntando se um dia farei algo grandioso e no que seria isso. Será algo que me traga popularidade e fama ou algo que seja ínfimo à primeira vista, mas que tenha um grande valor e significado?

Significado... Lembrei de um trecho do filme que chamou bastante a minha atenção. O trecho dizia que há uma crença egípcia em relação à morte. Eles (os egípcios) acreditam que quando estivermos diante dos portões do paraíso, nos farão duas perguntas cruciais:
(1ª) "Você encontrou felicidade em sua vida?"
(2ª) "Você proporcionou felicidade à vida de outras pessoas?"
Pensou? Respondeu? Com certeza é uma filosofia muito interessante e nos leva a pensar.
Algumas de nossas buscas pelo "grandioso", por serem tão pessoais, acabam fechando nossos olhos de modo que não prestamos atenção aos que estão à nossa volta.

Todos nós pensamos em realizar coisas que nos tragam satisfação pessoal (é um pensamento clássico na mente de cada indivíduo). Todos pensam, trabalham suas ideias para que não sejam meros espectadores em um cenário repetitivo, mas não podemos esquecer que neste grande cenário, nós não atuamos sozinhos. A rotina pode ser a mesma, mas as personagens são diversas.

Tento imaginar e compreender qual será o ato grandioso que irei fazer e quantas pessoas se beneficiarão dele (além de mim).
Só tenho algumas palavras escritas nesse blog e em algumas folhas de papel. Quem sabe eu às espalhe pelas ruas, colando-as nas paredes e muros de cada esquina... Uma ínfima atitude que faça germinar ideais na mente de alguém. Isso seria grande.

7 comentários:

  1. Olá!
    Estou passando para conhecer seu blog um pouco mais (vi seu link no blog da Dri) e para desejar uma boa quinta-feira.
    Já tinha lido sobre este filme mas ainda não o assisti, embora goste muito dos dois atores. Li alguns textos seus e gostei da profundidade...Parabéns.
    Beijos e fique com Deus.

    ResponderExcluir
  2. Oi Vagner, nossa adorei seu coment!E seu blog tb!!!Vixe menino japones ja nao e' mais o mesmo viu?Agora fast food aqui tb invadiu....Comida natureba so os mais velhos mesmo rsrsrs!Voce gosta da cultura japonesa?Eu to aqui mas confesso que sou chegada mais nas coisas do Brasil kkkkkk sou uma japinha fajuta kkkkkk Bjs, vou te seguir e te link na minha lista ta?Beijao.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Vagner!
    Ouvi falar desse filme e já li algumas resenhas na internet. É bem conceituado.

    Abraços
    www.lizziepohlmann.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Vagner, vim desejar uma boa semana pra ti!ah queria te indicar o blog de um amigo meu.Ele escreve uns textos muito bons
    www.arcanjodan.blogspot.com
    fala que eu indiquei hehe beijao

    ResponderExcluir
  5. Vagner,

    Venho agradecer a gentileza e o carinho que teve em publicar meu link. A vida blogueira é tão cheia de idas e vindas (as pessoas visitam nossos blogs por motivos diferenciados, e muitas vezes nós não temos tempo ou forma de retribuir a 'busca' delas), de interesses pessoais que considero tão raro encontrar pessoas capazes de ver no outro um pouco além do óbvio. De ser gentil, melhor e amigo. Agradeço muitíssimo a você por isso e já aviso que vou linká-lo por lá.

    Beijos
    www.lizziepohlmann.com

    ResponderExcluir
  6. eu AMO esse filme!
    já assisti várias vezes kkk
    demais mesmo, é ver que estamos fazendo um monte de shit na nossa vida, né? kkk
    mudei radicalmente antes que fosse tarde!

    beijosssssss

    ResponderExcluir

Deixe um pouco de você aqui.