domingo, 7 de junho de 2009

modelo fast-food de relacionamento

Já ouviram falar de “amigos de aluguel”? Pois é. Essa nova modalidade está em alta. Um grupo de amigos de São Paulo teve a idéia e resolveram colocar na rede. E o pior, tem gente que paga. Se você se sente sozinho em determinados períodos da vida, pode alugar um amigo por trinta minutos, uma semana ou quanto tempo você precisar. Basta pagar a bagatela de R$ 150,00(a partir de).

Eu costumo chamar tais discrepâncias de “modelo fast-food de relacionamento”. Sexo, aluguel de amigos, conselheiros amorosos e sexuais... Pegue o quanto puder, consuma e seja feliz (mesmo que por alguns minutos).
Fico impressionado como as pessoas têm fugido de relacionamentos reais, pelo contrário, essas pessoas têm migrado cada vez mais para relacionamentos de consumo. Não exigem dedicação total – até porque não se tem tempo e, tempo no mundo dos negócios é dinheiro – nem sofrimento. Mas como todo fast-food que se preza, o sofrimento vem a prazo... Longuíssimo prazo.

Os conceitos e valores de um bom relacionamento, seja ele de amizade ou de romance, estão pobres, gastos, desvalorizados e banalizados.
Vivemos uma “evolução” social que empobrece a cada dia os bons costumes.
Visamos mais os lucros capitais do que os lucros de uma convivência social. Émile Durkheim –filósofo francês- acreditava na ação de bom senso entre as pessoas, onde todos deveriam agir com justiça uns para com os outros, mas num mundo onde o capitalismo reina absoluto, essa visão romântica de Durkheim não se adéqua à realidade em voga.

Trata-se de soluções capitalistas pra mentes cada vez mais consumistas. Tudo se tornou vendável. Tudo tem um valor agregado no mercado, das coisas mais supérfluas aos sentimentos mais humanos.

2 comentários:

  1. kkk
    fala sério
    amigo de "aluguel" sem pagar existem aos montes.
    tem que ser MUITO idiota pra pagar por uma merda dessa.
    Agora, fala sério: que não tem NEM esse tipo de amigo (que nao serve pra nada) deve ser mais lixo do que podíamos imaginar.
    PELAMOR!
    (desculpe-me pelos palavrões, meu setup é cheio deles kkk)
    beijos

    ResponderExcluir

Deixe um pouco de você aqui.