segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Quem manda no Rio? Isso aqui parece terra de ninguém...


... Ou seria terra dos traficantes?
Esses dias vivemos (e muitos acompanharam pela TV) o pior de todos os episódios da guerra contra o tráfico.
A derrubada de um helicóptero da polícia militar, num confronto contra traficantes em Vila Isabel, deixou o povo e o Governo estarrecidos. Esse acontecimento subiu mais um degrau, elevando a guerrilha a um novo patamar que se tornou um divisor de águas e mostrou do que os bandidos são capazes.
Eu, aprticularmente, sempre temi esse tipo de atitude do tráfico pelo fato de serem tão bem armados.

A violência que assola o Rio se tornou uma guerra territorial urbana.
Os traficantes não são bem preparados, mas são loucos com um mega potencial bélico em mãos. De onde vem tanta sofisticação bélica? Quais as rotas das armas até chegarem aqui? Quem facilita a compra e venda dessas armas? Quem fornece? Quem compra em grande quantidade e repassa ao tráfico? Quem financia e fortalece o tráfico? Quem assistiu ao filme "O Senhor das Armas" entende e sabe as respostas pra estas perguntas.

Estamos acuados e novamente disparo uma serie de perguntas: Quem vai proteger os cidadãos? Quem vai combater de maneira aguerrida os bandidos? Serão os porcos engravatados que enchem seus blosos aos milhões financiando a violência? Ou serão os policiais mal preparados, mal remunerados e de conduta altamente curruptível?

Eu, como cidadão carioca e brasileiro acima de tudo, estou "P!" da vida com as soluções paliativas que são tomadas nesses conflitos. Não adianta subir o morro, descer com meia dúzia de bandidos mortos, tonelados de maconha e cocaína e depois de todo esse esforço, descer e ter que subir novamente pra combater e descer mais uma vez... isso se torna um círculo vicioso de combate e não vai mudar a situação. Bandidos são como baratas, quando as luzes se apagam, saem todas do bueiro.
Eu nunca entendi isso como uma estratégia eficaz. Eficaz seria: OCUPAÇÃO. Forças militares ocupam as comunidades onde o tráfico ou milícias atuam enquanto que nas ruas da cidade o contingente militar é reforçado pra reprimir os furtos. Talvez não seja tão simples, mas com boa vontade do Governo o plano dá certo.

Copa do mundo e olimpíadas é o cassete (desculpem-me)! Vai ser bom e trará empregos e crescimento estrutural? Vai! Certamente que sim, mas o que não pode são os planos se tornarem maquiagem somente para o período dessas competições, assim como foi com o Pan.

Nos outros países o Rio foi notícia em tablóides e jornais que estamparam o conflito. E isso tudo semanas depois do Rio ser eleita a cidade que irá sediar as olimpíadas. Chamaram de: "A cidade mais perigosa do mundo".
O Rio tem o título de cidade onde mais pessoas morrem por armas de fogo. Superamos a guerrilha na Faixa de Gaza. Mas a gringalhada não fica atrás. Eles têm problemas terroristas semelhantes.

Desculpe gente, mas eu fiquei tão indgnado que cheguei a desejar que esse mal e toda essa violência que nos apriosiona dentro de nossas casas, onde um bandido empunhando uma arma de fogo pode tirar a minha ou a sua vida por motivo banal... Eu desejei que esse mal fosse bater na porta de um político safado desse que, enquanto toma o seu café em sua mesa farta, lê e assiste essas notícias, em sua mansão altamente segura, com uma imparcialidade revoltante.





*** FOTO DO FILME "TROPA DE ELITE" ***

10 comentários:

  1. PPzinho...Posso não comentar?
    É muito triste tudo isso!
    Bjk amore

    ResponderExcluir
  2. Nunca imaginei ver uma coisa dessas no Brasil, parece filme. É muito triste mesmo... bjns

    ResponderExcluir
  3. Eu nem vejo direito, tenho medo pela Marilia. Apesar de dizer que não tem perigo. Mas eu fico indignada e com vontade de falar a mesma coisa. Mas não é cristão desejar mal para os outros, mas os politicos precisavam ter um troco.
    Com carinho Monica

    ResponderExcluir
  4. Vagner,
    Fico pensando em que tipo de acordo o poder público terá que fazer para que os bandidos permitam a Copa e as Olimpíadas. Sim, pois só acontecerão se os donos da cidade permitirem.
    E sabemos quem manda no Rio, né?
    Beijos preocupados. Te cuida, tá?

    ResponderExcluir
  5. Amigo
    Verdadeiramente essa cena é chocante , não apenas a cena mas todo o contexto que envolveu essa "guerra" entre policiais e bandidos ...
    esse tema é tão polêmico , que poderíamos ficar falando sobre ele , horas e mais horas .
    O único pensamento que me vem a mente em questão as olimpíadas ( que vai ser muito bonita e tal , mas que vamos combinar vai ser totalmente paga com dinheiro dos cofres públicos ) o retorno que eles alegam é gerar empregos , mas vou te falar minha opinião bem sincera (a minha) empregos tem que serem gerados independente de olimpíadas , e também acho que é o mínimo que podem fazer tamanha gastança de dinheiro que vai ter para se poder fazer um evento grandioso desse.
    E tem mais se eles (governantes) dizem que podem controlar a região governada pelo tráfico , por que não o fazem agora ???
    qual o jogo de interesses que existe entre governo e traficantes ( o que já virou uma guerra civil ) ???
    Só encontrei uma resposta querido Vagner "MONEY"
    está é a resposta: dinheiro é o que alimenta o tráfico e interessa os governantes ...
    ai ai ai amigo falei demais , mas é que este post foi interessantíssimo e eu precisava desabafar hauahuahuahuah
    bjussssssssssss

    ResponderExcluir
  6. Lamentável,
    Falta compromisso, boa vontade, respeito, e outras coisas mais do tipo.
    Fim dos tempos meu amigo.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Eitaaaaaa Comentário digno de ir para a Tv meu amigo blogueiro preferido!

    Eu vou mais longe, os culpados disso tudo são esses drogados filhos da mãe!
    Quem sustenta o tráfico são os filhinhos de mamãe mimados, criados por vovó e sustentados por um pai maluco que os deixam fazer o que quiser, e quem paga o pato é a sociedade.

    Os trafiantes estão armados e com o poder finaceiro que os drogados dão a eles, eles vendem drogas para os vagabundos e para os verdadeiros marginais.

    Ahhhhh estou com raiva e vou até fazer um post sobre isso...

    Bjs meu amado

    ResponderExcluir
  8. Oi Vagner!! Tô muito assustada com toda essa violência...Tem pouco tempo que mudei para o Rio...e não sei se vou ficar muito tempo...tudo isso me assusta...

    Beijos e Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Lamentável!!!!!
    Isso é o Brasil...
    BJKS! ;)

    ResponderExcluir
  10. Olá Anjo Negro!
    Sabe que começei a escrever um post sobre este assunto duas vezes e desisti, está em rascunho.
    Porque é uma sacanagem o que esta rolando por aqui. Estamos sim, vivendo uma guerra civil.
    O que mais me irrita é que eles sabiam que este cara estava a um ano tentando derrubar um helicóptero da polícia. Ano passado ele chegou a atingir o helicóptero de um empresário, pq era muito parecido com o Águia. Eles tem gravações, dos traficantes falando sobre isto. Não fizeram nada.
    Sabiam da invasão, um dia antes. Não fizeram nada.
    Domingo, o dito cujo fez um baile funk com direito a churrasco, no morro do Chatuba, distribuiu Wisk e coca para todos, comemorando a derrubada do helicóptero. A policia sabia. Não fez nada.
    A verdade é que só tem peixe graudo envolvido nesta merda toda que fede longe. Acabar com o tráfico não é interessante para nenhum deles, é muita grana rolando na parada.
    Como disse a Elaine, teremos total paz tanto na Copa, quanto nas Olimpíadas.
    Eles fazem acordo mesmo e depois que tudo passar, voltaremos a esta guerra anunciada.
    Beijos querido.
    Porreta este post. Muitoooo boooommmmm....

    ResponderExcluir

Deixe um pouco de você aqui.