
Um dia desses, estava lendo uma postagem no blog do meu amigo, Valdeir[http://www.ponderantes.com.br/], e a postagem tratava do peso que tem uma palavra.
Qual seria o peso da palavra? E qual seria o peso de uma frase inteira, dita ou escrita sem pensar?
Na minha cabeça, FRASE e PALAVRA têm dois pesos e duas medidas.
Pensando nisso, fui buscar a essência de ambas.
FRASE: Reunião e palavras que formam sentido completo; sentença; locução; expressão.
PALAVRA: Fonema ou grupo de fonemas com uma significação; modo de falar; promessa ou garantia verbal que se dá a alguém
FRASES ou PALAVRAS mal ditas ou escritas machucam, e muito. Mas a FRASE, destinada a ferir, dita irracionalmente tem um cunho agressivo; uma poesia dotada de farpas venenosas que tem como alvo e intenção magoar, ferir, fazer sangrar a alma.
Inúmeras vezes fui - e agora recentemente - alvo de frases desse tipo. E também já proferi diversas. Não sou nenhum santo, e sou o primeiro a atirar-me pedras pra que sirva de exemplo e lição.
PALAVRAS ou FRASES encorpadas de raiva, vingança ou pirraça tem o poder de mudar completamente a maneira com que os relacionamentos - sejam eles amorosos, amigáveis ou profissionais - caminham.
A reconciliação existe. É um fato. Mas ainda assim a coisa muda um tanto de figura. Ainda mais quando são proferidas por reincidentes.
Dizem que uma amizade resiste a mais forte tormenta. Pode até ser verdade. Acredito! Mas os fortes ventos das PALAVRAS e FRASES ditas com irresponsabilidade, arrancam as árvores, telhados, devasta os campos floridos... que para se reconstruir, leva um certo tempo.