domingo, 6 de dezembro de 2009

Desilusão...


Não importa onde, quando ou como... Ela sempre aparece sem ser convidada.
Entra de supetão
como um grande fanfarrão que assopra o seu castelo de cartas tão cuidadosamente erguido.

Um amigo meu acaba de passar por uma desilusão recente e está mal do coração. Levou um fora da namorada. Esse amigo é um cara bacana, sério, sensível e romântico. Conversamos algumas vezes sobre o assunto e o cara está mal. Na pior total. Tentei levantar algumas vezes o moral dele, mas parece ser irremediável. Pelo menos por enquanto.

Desilusões assim eu já sofri aos montes. Sei tudo o que ele sente agora. Falta o chão, as coisas perdem um pouco o sentido e o sono não vem. Penso cá com meus botões... Qual é o peso da desilusão no coração de um homem? É uma pergunta de difícil resposta, até pelo motivo de ser um pouco desigual dizer que no coração de um homem pesa mais do que no coração de uma mulher. Mas de uma coisa eu tenho certeza... A desilusão castra o homem. Pelo menos em seus sentimentos. Nos sentimos impotentes diante da dor que rasga de dentro pra fora e depois que cada desilusão vai cicatrizando, esse processo ocorre também de dentro pra fora criando uma casca que impede um novo sentimento aflorado de se tornar externo.


Vejo meu amigo dizer coisas das quais eu disse em tempos atrás e acabei me tornando em algumas delas.

O que as mulheres querem? O que elas esperam dos homens? A pergunta parece ser meio suicida, uma vez que a maioria dos meus amigos/leitores são mulheres [por favor, não me comam vivo... rsrs]. Eu vejo um jogo confuso nisso tudo. Se o cara é bacana, dá atenção e faz uma série de coisas que é necessária pra agradar e conquistar uma mulher - não por obrigação, mas por amá-la -, depois de um tempo eleita vai embora deixando-o sem lenço e sem documento (é o caso do meu amigo). Em outros casos, o cara é um bruta montes que é feliz num relacionamento onde a eleita está aos seus pés.

Tá! É bem verdade que parece uma desculpa piegas pra justificar a cafajestice da maioria dos homens. Mas não é.


Os homens estão ficando cada vez mais
práticos (essa palavra me dói) pra não se machucarem mais. Pode parecer piada, mas existe uma dor sem tamanho por trás das lágrimas de um homem e isso é capaz de transforma-los.
Eu engrosso esse coro (não sei até quando). Uma amiga me pergunta se eu vou fazer parte da associação de homens que amam demais. Eu respondo com triteza: Não, dos que amam de menos.


15 comentários:

  1. Eita amigo, assunto delicado pra falar hoje hein.
    Todos estamos propícios a passar por alguma desilusão amorosa.
    Sinceramente, eu gostaria de entender os homens, talvez pudesse conviver melhor com eles. Pra mim, é realmente surpresa ouvir (aliás, ler hehehe...)a história de um homem que sofre por amor. Sinceramente, pensei que já estivesse em extinção esse tipo de homem que verdadeiramente ama.
    Sugestão ao seu amigo, algo que aprendi com minhas experiências:
    1) O que a pessoa tem de tão bom (características físicas e psicológicas) para eu estar apaixonada por ela?
    2) A pessoa realmente me faz falta, é importante pra mim, ou é porque não quero ficar sozinha?
    3) O que a pessoa tem feito comigo (mais coisas boas ou mais coisas ruins) justifica/vale o meu sofrimento?

    Resumo da minha história:
    1º namorado - engravidou outra ainda estando comigo. Resultado: terminei;
    2º namorado - me casei e, depois de 3 anos, separei. Motivos: várias traições conjugais e financeira;
    3º namorado - depois de quase 3 meses, terminei semana passada por perceber que, se a relação progredisse, eu teria que proteger e sustentar um homem sem muita atitude e cujo papo é, sinceramente, muito fraco e pouco inteligente.
    Resultado: estou sozinha mais uma vez. E me tornando cada vez mais fria, individualista e exigente, dadas as decepções vividas. Não espero um princípe encantado, tenho os pés no chão. Sei que não sou 100%, por isso não espero um homem perfeito. Mas quero acreditar que exista, em algum lugar, um homem educado, carinhoso, companheiro, fiel, honesto, trabalhador e inteligente.

    Você me deu uma ideia: vou postar um texto que li há tempos sobre relacionamento no meu blog. Confere lá depois e repasse-o a seu amigo.

    Beijos e boa semana.

    ResponderExcluir
  2. Oi Vagner, tudo bom querido?
    Olha, eu penso que sofrer por amor não é previlégio dos homens, mulheres sofrem muito também, porém, reagem de diferentes maneiras. As mais diversas possíveis. Mas eu pergunto: o que é melhor: ficar com uma pessoa que não te ama ou sofrer a perda e ter a chance de recomeçar com alguém que realmente nos ama? eu prefiro a segunda opção, até porque não podemos dar ordens ao nosso coração e no amor estamos sujeitos a ganhar ou perder não é mesmo? Diga a seu amigo para ter o tempo dele..sofrer, chorar, descabelar(rsrsrs..brincadeira), mas levantar a cabeça e deixar que outra pessoa venha e preencha o vazio novamente. Afinal, a que o deixou nem merece essa tristeza toda né?
    Bjs carinhosos pra você e linda semana
    Márcia

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Você quer mesmo que eu deixe aqui a minha opnião?
    Olha lá heim,não vai terminar a nossa amizade? Então toma...

    Muitas vezes precisamos aprender com a convivencia espiritual, e o universo nos manda alguns exercícios, vem até nós pessoas que nos mostrarão os nossos erros, geralmente sentimos na pele o que já fizemos a alguém.
    Sorte de quem aprende com os erros, sofremos até a nossa ficha cair...

    A energia da vida procura os seus afins, precisamos estar preparados para entrar de cabeça num relacionamento.

    Primeiro temos que fazer um exame interior e saber o que temos para oferecer, verifcar se alguma coisa do relacionamento passado ficou sem analise, tomar cuidado para não levarmos os erros do relacionamenro passado para o próximo.

    Nada acontece sem uma lógica, ou o teu amigo não está preparado para manter esse relacionamento ou já pulou essa etapa do aprendizado e merece uma pessoa que está num estágio melhor para equiparar com o dele.

    Um conselho, sempre agradeça a Deus por tudo que aconteça com você, se você está conectado com Ele só acontecerá coisas boas ou justas!

    Acredite, mais cedo ou mais tarde Ele preparará uma mulher maravilhosa para o teu amigo e uma para você.

    Não diga que ama de menos, prepare o teu coração, a moça que está por vir quer um homem que acredita no AMOR.

    Deus separa as melhores das suas filhas para homens especiais, assim Ele manterá o verdadeiro amor aqui na terra.

    O que firmamos na terra, será firmado nos céus!!!

    Um beijo amigo lindo

    ResponderExcluir
  5. O negócio ta feio pros dois lados.Verdade que vcs sempre foram(são)mais injustos com os nossos sentimentos.Verdade também que são poucos que "perdem" seu tempo sofrendo a dor de um amor.Sim,pq vcs resolvem a situação com os(tão engraçados)disk-colinhos.Sempre tem,sempre aparece uma ex,uma amiga,de uma amiga...E ficar em casa ouvindo aquelas músicas que marcaram,sentindo o cheiro e essas cooisas que so fazem doer mais so é pra nós,mulheres.
    Não conheço nenhum homem que fique em casa chorando depois de um fora.

    ResponderExcluir
  6. Pois eu acho que ama demais. Seu amigo não encontrou o amo do equilibrio. Padre Zexzinho tem uma oração sobre o amigo. E linda. Uma hora vou te enviar. Fala do amor equilibrado.
    Por enquanto voce e seu amigo estão amando ora de mais ora de menos. Precisam procurar o equilibrio. E este não é fácil não.
    Estive em Santo Antonio do Amparo sem internet e agora estou por aqui de carona porque está estragada em BH também.
    Com carinho e um pouco chateada com isto
    Monica

    ResponderExcluir
  7. Vagner,
    Muito interessante seu post. Eu sempre leio posts de meninas reclamando dos homens, que não são sinceros, que não as valorizam etc e tal. Mas Quase nunca vejo o outro lado da moeda e sei que ela existe pois tem muito homem machucado por aí.
    Infelismente parece que o mundo caminha para uma frieza enorme, e os amores verdadeiros vão virando lendas...
    Beijos, menino.

    ResponderExcluir
  8. Se para não sofrer, se resguardar, você precisa amar menos, que assim seje. Porque sofrer de amor é ruim demais. Dizem que decepção/desilução não mata. Mata sim. Mata várias coisas boas que temos dentro de nós.

    Bjinhos em ti
    Mah

    ResponderExcluir
  9. Oi Vagner, voltei...rsrsrs
    Olha eu tenho um selinho de presente pra você, caso você o aceite, passa lá no meu blog pra pegar ok?
    Bjs e espero que você e seu amigo tenham melhorado do assunto "coração"
    Bjs carinhosos
    Marcia

    ResponderExcluir
  10. Oi amigo...
    O lance não é se o cara é atencioso, ou romântico, ou se ele é um ogro, o lance todo é que ambos só tem que estar juntos enquanto tiver tesão certo! Não adianta o cara ser perfeito e a mulher não estiver afim.
    Outra coisa, eu particularmente não gosto muito de homem muito melado, é uma opinião minha!
    E sobre a praticidade no amor, homens e mulheres estão desiludidos, frustrados.Mas também, as mulheres perderam o bom senso, estão valendo menos que uma moeda de 10 centavos, meninas com 12 anos andando seminuas nas ruas e o pior de tudo que "os pais" acham "bonitinho" e permitem isso. E para elas o grande troféu é conseguir ir pra cama com um retardado malhadinho de moto.E para ele o troféu é ser o próprio retardado malhadinho de moto(moto muitas vezes emprestado!rs)
    Enfim o relacionamento já está começando muito deturpado!Mas não podemos perder a esperança de encontrar uma pessoa bacana e companheira p/ formar uma familia, eu consegui isso e vivo muito bem!
    "Nem sempre ganhando, nem sempre perdendo..."
    BJKS ;)

    ResponderExcluir
  11. Oi Vagner!! Passando pra deixar um abraço!! Belo texto!! Beijos da Simone

    ResponderExcluir
  12. Infelizmente o amor e o sofrimento são vizinhos próximos.

    Tem um selo para ti lá no "cuidado por Deus".
    Abraço!

    ResponderExcluir
  13. Faz parte do processo, só acho importante não permitir que a desilusão se torne uma constante, e passe a virar maneira de ser...

    ResponderExcluir
  14. oi, meu anjo mais lindo do mundo!

    Desilusão, quem está livre dela. me diz?
    Durante uma vida inteira, ela passa muitas vezes, até que aprendamos com ela.E ela para de fezer parte de nossas vidas...

    Como tudo tem dois lados, a desilusão também tem, seu lado bom, depois do luto da perda... os ensinamentos... Em meio a tantos "onde eu errei?" e o "se" que matam... Vem as respostas...

    Aprendemos que não controlamos o sentir do outro... merecemos, despertamos,"cultivamos" ou não!
    Se algo chega ao fim, quem é o culpado? Não sei, e hoje não mais me interessa saber, remoer, me culpar!
    Damos aquilo que temos condições se é pouco, então nada mais justo, que cada um busque pra si o melhor! Não somos responsáveis pela atitude do outro!Nem pelas escolhas...

    Mas, assim como existem mulheres, existem homens confusos, isso não é mesmo privilégio das mulheres... Ser humano é complicado, sentir ainda mais... Amor não gasto ainda mais... do mais kkkk...Na maior parte das vezes, o fim sempre deixa um dos lados ( o q fica!) com um gosto de amor não vivido o suficiente...
    Acho importante depois disso, um momento para ficar consigo mesmo, aprender mais sobre vc mesmo, sobre o quanto crescemos, amadurecemos... pra aí sim, viver uma história pronto para tudo... até pra ser feliz pq não... tem gente que parece ter medo até disso, não é!?

    E sobre vc, mocinho, que história é essa de amar de menos? Será mesmo? De repente, vc pode ter aprendido com as suas desilusões a amar na medida certa, com equilibrio... Isso não faz de vc um homem insensível, e sim especial!


    Beijossssssssssssss

    ResponderExcluir
  15. querido
    to com saudades de vc!
    agora sou eu quem está merecendo chibatadas! kkk
    olha esse assunto que vc levantou é muito interessante e extremamente rico!
    eu digo isso porque estou me perguntando aonde estão esses homens tão dispostos!
    porque veja, há mulheres que gostam dos canalhas, sim.
    Mas poxa, eu sou super atenciosa, quando me proponho a fazer algo eu realmente faço, quero agradar, sou gentil. Mas meu, levo cada uma!! eu também chego à conclusão de que os homens bons mesmo gostam é das safadas que não valem nada.
    Isso é FODA.

    besosss sem resolução nenhuma! (kkk)

    ResponderExcluir

Deixe um pouco de você aqui.