sexta-feira, 23 de julho de 2010

A aparência do Mal...


"Abstende-vos de toda aparência do mal"
1 Tessalonicensses 5:22

Passeando por um dos blogs que admiro bastante, o da amiga Elaine Gaspareto (Um pouco de mim), me deparei com um artigo excelente que falava de quando Pedro negou Jesus. Em certo momento da postagem, há uma explicação para Pedro ter negado ao Mestre, com quem caminhava há três anos. O motivo? Se aproximou demais do mal.

A citação bíblica acima, é uma das máximas mais práticas para nos afastarmos das tentações. Mas em muitas das vezes, nos achamos superiores a essas vontades latentes que nos cercam diariamente, e nós teimamos em não saber - ou fingimos não saber - que elas são sempre mais fortes que nós.
O mal se apresenta e se aplica naquilo em que somos mais fracos. É a grande sacada da inteligência de aplicação do mal. Outro ponto que nos deixa vulneráveis é o fato de nos colocarmos expostos a situações que aparentemente não nos causarão mal. Isso por que a soberba que habita em cada ser humano, nos convence de que é algo pequeno, simples e inofencivo. Essa soberba vem acompanhada de uma cegueira, uma vez que o mal é sorrateiro, singelo, silencioso e mortal... Nos tornamos presas fáceis.
Qual o fantasma que se apresneta diante das vontades de cada ser humano? Vícios? Relações extra conjugais? Prazer em disseminar intrigas?
Fantasmas se apresentam inúmeras vezes diante de nossas vontades mais escabrosas, e inúmeras vezes nos tornamos vítimas[conscientes] ao acharmos que vamos reisitir. Nos comportamos como Pedro no epsódio da negação: Nos afastamos -por um segundo que seja- daquilo que acreditamos e cremos, ficamos expostos e quando vemos, negamos tudo o que construímos por meros momentos -inicialmente doces- de um falso prazer.
Costumo dizer que o mal é uma meretriz sensual, sedenta de desejo nas esquinas da vida. Mas qual seria a real aparência do mal? Cada um o pinta do seu jeito.
Um amigo meu diz que levamos dois pitbulls interiores: um pro bem, o outro pro mal. Qual deles você vai alimentar mais?
As tentações são belas, doces ninfas sensuais. Têm fala mansa e convicta. É sorrateira e fica ao redor esperando uma distração da vítima. Quando consugue o bote certo, o veneno corre no sangue agradavelmente, com um sabor doce. Mas o efeito da toxina do mal é rápido e no fim, o sabor é de amargo arrpendimento.

3 comentários:

  1. Oia aeeeeeeeeeeeee. Fala migo. Postagem interessante . Bem , minha opinião pra muitos é dura mas duvido que alguem diga que não é verdade. O povo tem a mania de dizer que tudo é culpa do diabo , eu descordo. Pra mim o ser humano não precisa do diabo pra fazer o mal pois ja o temos em nossa essencia. O que acontece é a falta de atitudes de muitos que pra justificarem seus atos usam de desculpas esfarrapas que não convencxe ninguem .
    Se as pessoas forem fieis aos bons principios duvido que o lado negro da força possa fazer algo sobre nossas ações.
    Fico feliz que vc voltou migo , espero que vc esteja aqui na blogosfera sempre . Um abração bem grandão pra vc !!! :)

    ResponderExcluir
  2. Fala aê, meu cara amigo Diego. É rapaz, estava com saudades dissoa qui.
    Então, concordo quando você diz que é fácil culpar o diabo ou quem quer que seja. A responsabilidade pelos atos que escolhemos é de cada um. Mas o que quis dizer mesmo com essa postagem é o fato de se aproximar demais do mal. Temos como exemplo o rei Davi. Há um epsódio que relata a queda dele que se originou por olhar a mulher de um de seus homens tomando banho. Quem conhece sabe a treta que deu. E ele era fiel aos seus princípios e se encontrava íntegro diante de Deus, mas por se aproximar de mal, caiu.
    Não é pra colocar culpa em diabo ou força maléfica qualquer. O mal é sorrateiro,silencioso e aparentemente inofencivo. Se apresenta inúmeras vezes, abraça-o quem quem quer por chegar perto demais.

    Grande abraço, meu amigo. Feliz em recebe-lo aqui novamente.

    ResponderExcluir
  3. Oiê!
    É verdade,o que a gente alimenta é o que cresce mais e prevalece em nossas vidas.
    Que a gente alimente e propague sempre o bem.SEMPRE!
    Passar aqui hoje me deu uma paz...
    Beijo pra vc

    ResponderExcluir

Deixe um pouco de você aqui.