terça-feira, 27 de julho de 2010

Servir e Proteger???

Uma boa parte de policias parecem não prezar por este lema. Muito pelo conrário... Pra alguns deles pode-se dizer que o lema adequado seria: uso ostensivo, ou abuso, de poder.
Essa semana, assisti no noticiário a morte de um garoto de 14 anos em Fortaleza. Ele estava voltando pra casa, na garupa da moto do pai quando uma patrulha da polícia ordenou que eles parassem. O policial resolveu atirar no pneu da moto, mas acabou acertando o tiro na cabeça do garoto.
Outro caso, que ocorreu na semana passada, foi o que envolve a morte do filho da atriz Cissa Guimarães. Policiais teriam recebido propina pra liberar o carro do rapaz que atropelou e matou o jovem.
Fico pensando até que ponto vai chegar o comportamento caótico da polícia, não só aqui no Rio, mas em todos os estados brasileiros.Fico me perguntando se há aulas de reciclagem, se batem forte na questão da preservação da vida. Acho impossível que, na formação desses homens, uma conversa com um psicólogo dê pra traçar o perfil completo do comportamento desses mesmos homens.
Lembrei de outro caso que aconteceu aqui no Rio, onde policiais perseguiam um carro. No desenrolar da perseguição, fuzilam o carro errado.Lembro que dentro do carro estavam uma mulher e o filhinho dela e, ela aos gritos frenéticos, pedindo que parassem de atirar, pois havia uma criança no carro.

Servir? Proteger? Creio que estamos abandonados à própria sorte. Há bandidos propriamente ditos, que são os que comandam as favelas, e há bandidos fardados. Claro que não culpo de toda a corporação policial. Há de fato homens que tentam realizar seu trabalho de forma digna e decente. Mas essa parcela de brutamontes que se acham os bambambans por estarem fardados e armados acabam manchando toda uma corporação.

O que incomoda muitos de nós, cidadãos, é o fato do corporativismo que protege e deixa muitos desses impunes.
De um lado, traficantes.Do outro lado, policias despreparados e que abusam do poder que têm... No meio? Nós, que ficamos pedindo a Deus pra que coisas tais como eu citei, e muitas outras mais, não atinjam a nós [individualmente e coletivamente] e nem nossos familiares.

9 comentários:

  1. Oi Vagner,
    Eu entendo a sua resignação.. é minha também, mas vou te dizer uma coisa. Esses bandidos fardados são fruto da propria corporação.. são homens que não deveriam estar usando este uniforme, mas que lhe deram a oportunidade pra isso. Sabe, eu tenho visto aqui, os policiais não aceitam propinas e o que é melhor, se voce oferece vai pra cadeia.. sabe porque? Porque em primeiro lugar eles ganham suficientemente bem pra nao precisar de propina, segundo, que eles são fortemente ensinados a combater o bandido, aquele que mata, rouba, estrupa, enfim, eu percebo as vezes que eles sentem raiva dos bandido a ponto de nunca se aliarem a eles e terem uma ânsia de acabar com eles... são treinamentos e ensinamentos muito duros...porisso o povo fala que americano é frio... pura superstição.. eles são treinados para acabar com 0 crime e não se aliarem a eles, fora todo o tratamento psicológico que eles recebem. As leis funcionam e eles sabem que ao primeiro deslize eles estão fora da corporação. No Brasil tudo é muito fraco...e quer saber mais? só descobriram o caso dos policiais corruptos porque foi o filho de uma atriz...porque se fosse o filho de um joão ninguém , assim como nós, ninguem tava nem ai pra nós. Sabe Vagner, não pensa que porque eu moro aqui nos EUA, eu to falando tudo isso... ao contrário, eu falo por desespero mesmo..porque minha familia toda está ai e eu tenho muito medo por eles. Apesar de tudo isso eu amo o Brasil e gostaria de todo coraçao poder voltar e viver livre e sem medo. Me falta coragem, me falta oportunidade, enfim, me falta muito pra eu voltar e dizer: Estou aqui de coração limpo e feliz...Desculpa o desabafo...
    Bjs carinhosos
    Márcia

    ResponderExcluir
  2. @Vem desfrutar do Amor de Deus
    Olá, Márcia!
    Seu comentário/desabafo foi sensacional.
    Vivemos momentos tenebrosos com atitudes de alguns policiais aqui no Rio e em todo o Brasil. e você disse uma coisa que eu estava conversando hoje com alguns amigos, que foi o fato dela ser atriz, ser e de pertencer a uma grande emissora. Quandos e tem esses fatores, as coisas ficam bem mais fáceis. Muito certamente os envolvidos serão presos, mas se fosse o filho de um 'João-ninguém', como você disse, o corporativismo agiria no abafa e ficaria por isso mesmo.

    Um grande beijo meu, minha amiga.

    ResponderExcluir
  3. Pois é meu amigo...assim é a vida, não sabemos quem mais devemos temer se os bandidos ( no sentido literal da palavra) ou os bandidos de farda...que Deus nos ajude..
    Bjs carinhosos
    Márcia

    ResponderExcluir
  4. Oi meu amigo sumido!
    Gostei demais da tua postagem,me sinto desprotegida quando se trata de segurança pública no Brasil.Infelizmente o bom policial fica desacreditado pelos maus policiais. Confesso, tenho muito medo de precisar deles, nunca saberia se estaria diante do cumpridor do seu dever.
    Já houve ocasiões que levei prejuízo, mas não procurei ajuda policial, achei melhor não arriscar a minha pele.
    BEIJOS E SAUDADES
    Gemária Sampaio

    ResponderExcluir
  5. Wagner
    A gente ensina para as crianças que a policia protege, mas nas escolas elas gostam de brincar de policia ladrão e ser o ladrão. Eu não consegui modifica-los.
    E agora?!
    A policia está virando...
    Eu nem sei onde vamos parar!
    Com carinho Monica

    ResponderExcluir
  6. @Mônica
    Monica, isso que você disse é uma realidade. Não só aí como aqui também. Abrincadeira do momento entre as crianças é fingir ser bandido, dono de morro... É inacreditável quando vou em alguma lanhouse e vijo vários adolescentes e crianças assistindo vídeos de facções criminosas...

    Onde vamos parar?

    ResponderExcluir
  7. @Chá das Cinco
    Olá Gê. Qaunta saudade!
    Os homens fardados, hoje, são uma verdadeira incógnita. Não dá mesmo pra saber se ele é um cumpridor do dever ou se é um louco armado, uniformizado que amedronta a sociedade.

    Muito feliz em ver você aqui outra vez. Um beijo grande.

    ResponderExcluir
  8. PPzinho do meu core,to por aqui...preguiça?Alguém me chamou?rsrs
    Qnto ao teu post...Decepção resume bem o que eu sinto com relação a isso.

    ResponderExcluir
  9. Olá,tudo bem por aí?
    No meio de tudo isso....Só nos resta pedir que Deus olhe por nós!
    Beijo e boa semana

    ResponderExcluir

Deixe um pouco de você aqui.