domingo, 5 de julho de 2009

Doutrinas separatistas

Olá pessoal! Como foi o final de semana?


Hoje estive pensando em nossa vida e caminhada cristã e me lembrei de um debate que ouvi em uma rádio que falava sobre o jugo desigual.
Achei aquilo tudo uma grande perda de tempo, pois se discutia muito e não se chegava à resolução alguma, mas algo tinha prendido minha atenção. Uma das frases citadas por um dos participantes foi a seguinte: “Em um casamento onde marido e mulher pertencem a denominações diferentes, estabelecem entre si uma situação de jugo desigual”. Deu pra ver que a questão é inteiramente doutrinária. Eu quis entender a questão não só no ponto de vista de um casamento, mas de um modo geral de relacionamento.
As diversas doutrinas instituídas por pensamentos humanos tem sido a alimentação da divergência do corpo de Cristo.
Estamos muito mais propícios a entrar em conflitos ideológicos do que pensar no real propósito de unidade do corpo.

Cristo é a máxima citada no evangelho. É o que nos une como corpo e como irmãos, independentemente de denominações.
Penso em como Deus deve olhar a situação que se instaurou hoje aqui, na bagunça e negócio em que se tornou o sagrado evangelho.
Temos razões suficientemente claras pra por em prática nossa unidade, mas deixamos que a superficialidade acabasse interferindo nesse processo.

A bíblia diz que Deus virá buscar uma igreja unida, sem manchas, sem mácula (sem placas).
As doutrinas postas por mentes humanas nas comunas acabam gerando um separatismo e partidarismo religioso, não sendo à toa o comportamento de algumas como verdadeiros partidos políticos.
A visão e ambição capitalista entraram em algumas comunas e mudou o foco das coisas espirituais.


Lembro de um caso que aconteceu comigo no início de minha caminhada. Eu pertencia a uma comuna que em determinada data fazia uma marcha pela cidade. Nesse movimento, nós orávamos pelas autoridades vigentes e começamos a convidar outras comunas pra estarem conosco nesse mesmo intuito. Infelizmente, um líder de uma delas disse que “vinho bom não se mistura”.
Isso faz alguns anos atrás, mas lembro até hoje com tristeza, pois não aconteceu somente ali... De maneira infeliz acontece nos tempos de hoje também.

Existem muitas comunas sérias em relação ao evangelho simples pregado por Cristo. Um evangelho sem firulas e sem sensacionalismos, que nos faz sempre lembrar o real sentido que nos une e nos faz olhar sempre pra Ele.

Unidade já!


Rapidinha: gostaria de agradecer aqueles que votaram no meu post na promo que a Elaine fez. Eu não fiquei entre os cinco, mas me senti honrado em ter participado. Agradeço a todos.
Um beijo

12 comentários:

  1. oi querido
    concordo muito com o seu ponto de vista.
    obrigada pela visita que fez ao meu blog! é muito bom receber comentários!
    beijosssssss

    ResponderExcluir
  2. Vagner, muitíssimo obrigada por você falar do meu livro no seu blog.
    Quanto ao jô, eu nunca fui...é um sonho pra todo autor, né? rs
    Quem sabe um dia meu livro não caia nas mãos dele?
    Beijão

    ResponderExcluir
  3. Ola Vagner, já ha alguns dias tenho acompanhado teu blog, vim por um comentário da Elaine, mas só hoje estou comentando. Muito bom seus textos.
    Eu participo de "comuna", como você coloca, sou evangêlico,e já algum tempo tenho percebido que temos que ter como exemplo a ser seguido só a Cristo. Muitas comunidades ditas cristãs estão se prostituindo. E até mesmo somos alertado na Bíblia que falsos profetas apareceriam. Então amigo, que Cristo seja nosso exemplo a ser seguido, que busquemos a santidade de Deus.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. NOSSA ESTA SUA POSTAGEM ME ESCLARECE MUITAS COISAS,POIS NA MINHA PROPRIA IGREJA TEM PREGADO ISTO,E EU TB JA PASSEI POR ISTO EM FAMILIA E CONFESSO Q ISTO TEM SIDO TB UMA PULGUINHA ATRAZ DA MINHA ORELHA...MAS O BOM DE PODER LER A OPINIAO DE OUTRAS PESSOAS E PODER ESCLARECER INUMERAS COISAS Q ATORDOAM MEUS PENSAMENTOS...BJUSS CARINHOSOS

    ResponderExcluir
  5. É muito bom que se comente este assunto, embora seja complexo por dividir e divergir opiniões. Conconrdo plenamente com tudo que você disse, apenas ressaltando que o mais importante independente da religião é ter Deus no coração...
    Beijos e uma ótima semana para você!

    ResponderExcluir
  6. Com certeza, Andreia. Concordo plenamente.

    ResponderExcluir
  7. Oi Vagner, que bom que foi me visitar, fiquei feliz!
    Beijos querido e uma linda semana!!!

    ResponderExcluir
  8. Já fui católica, espírita e hoje sou evangélica. Pareço uma macaquinha?? Não. Apenas me dei a oportunidade de conhecer algumas religiões ditas cristãs e tentar entender as suas bases teóricas e talvez até um pouco das práticas. Sabe de uma coisa?!! Aprendi muiiiiiiito. Respeito cada uma delas e digo mais: guardo um pouquinho da essência de cada uma no meu coração. Vivê-las me permitiu compreender que, na verdade, elas têm muito em comum. Paro por aí?? Não. Continuo. Acredito que grande parte das religiões do mundo são galhos, talvez até troncos, de UMA MESMA ÁRVORE: a maioria prega a bondade, o auto-conhecimento, o domínio próprio, o respeito, a fé.
    Ah, poderíamos aprender tanto uns com os outros, se deixássemos a ignorância de lado e nos déssemos essa oportunidade!
    Desculpe-me, Vagner, pelo desabafo aqui. Mas, ao falar desse assunto, você cutucou uma pessoa que sonha com um mundo baseado no respeito. Utopia. Eu sei.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Vc esta correto em suas observações , Jesus foi bem claro, ide e pregai o evangelho e muitas pessoas pregam apenas sua denominação e a si próprias.Parabéns pela postagem.
    Um abraço !
    ps : to te seguindo !

    ResponderExcluir
  10. CHEGUEI...

    Cheguei aqui e parei...
    Cheguei aqui e sorri...
    Sorri com muita força...
    Pois sei que aqui sou eu...

    Aqui paro e escuto...
    E sei que escuto o que eu gosto
    E sinto o carinho que me cerca
    E sei que é um querer de verdade...

    Porque aqui...eu estou...eu fico...eu sou!...
    E quando a amizade é de verdade...
    Eu cresço e fico muito maior...

    É por isso...
    Que eu sou pequena...
    Mas muitas vezes...
    Me sinto "grande"-

    ResponderExcluir
  11. dourinas separatistas o qual fui vitima!!!venho de um casamento super rigido tipo aquele q nao se pode nem suspirar um pouco mais alto q é coisa do diabo!!!meu ex e filho do pastor da igreja e minha antiga igreja era uma igreja muito cheia de doutrina,e eu passei por coisas dificeis de contar aqui pois eu dinigriria a imagem da igreja o qual participava mas tao foi grande meus conflitos com a direçao desta igreja,q fui parar na direçao da igreja e fui punida pelo simples fato de manifestar ao meu esposo o desejo q estava sentindo por ele no ato de nosso relacionamento e por ai vc ve a que ponto chegam as doutrinas separatistas

    ResponderExcluir

Deixe um pouco de você aqui.