domingo, 29 de novembro de 2009

Um dia nostálgico...



Já disse em uma outra postagem o quanto gosto de dias nublados. Eles me envolvem em uma nostalgia tão viva.
Dias nublados mexem com meu humor, me deixam mais sensível pra tudo. Comer, cheirar, caminhar, olhar, ouvir, sentir... Todas essa coisas que fazemos de maneira corriqueira durante todos os dias, em dias nublados têm um sabor diferente pra mim. Lembro de quando criança, minha mãe sempre nos ensinou a contemplar a chuva. E se a chuva se transformava numa grande tormenta cheia de trovões e raios, ela nos ensinava que devíamos ficar quietos, silenciosos como num ato de respeito a grandiosidade da natureza naquele instante.

Lembro que em tempos assim era de costume faltar luz à noite. Ficávamos sentados na sala, iluminados pela luz que saia do lampião, cujo combustível que mantinha a chama acesa era querosene. Ficávamos ali, ouvindo as histórias de minha avó e de minha mãe. Mamãe fala muito de meu avô, que falecera muito antes de eu nascer. Gostava de ouvir as histórias do capoeirista sisudo e amável com seu
porretinho pronto pra encarar qualquer um que ousasse tirar vantagem dele.
Pelo o que sei de vovô, ele parecia ser um cara um tanto mal humorado, mas doce. Já vovó, que vi e convivi com ela, era a candura em pessoa. Era uma daquelas senhoras que você vê e logo se apaixona por ela e suas histórias. Pele negra, cabelos brancos bem arrumados em seus vários coques e de aparência dócil e convidativa. Passava horas e horas fazendo tapetes com retalhos e sacos de estopa. Os vizinhos adoravam comprar os tapetes, que eram lindos.

Dias nublados me trazem fortemente essas lembranças de minha infância com minha família. Lembro dos domingos em que minha tia vinha com meus primos, sempre à tarde, e brincávamos até chegar a noite; e quando a noite chegava nós sentávamos diante da TV pra assistir aos Trapalhões. E tinham os quitutes super deliciosos que minha mãe fazia. Nossa! Dá pra sentir o gosto. rs

Acredito que amo dias nublados pelo fato de muita coisa boa da infância ter acontecido justamente quando o clima estava assim.
Lembrei que uma vez faltou luz e nós, crianças, adorávamos sair pra brincar de vários piques. Havia um terreno enorme e cheio de mato ao lado de nossas casas, e quando faltava luz parecia que todas as constelações do universo desciam até nosso bairro. Inúmeros vaga-lumes, ou se preferirem, pirilampos, vagavam entre nós. Nós, os meninos, gostávamos de caçar alguns pra riscar a bundinha luminosa deles em nossas camisas. Perversidade, eu sei. Mas o efeito nas camisas era bem legal. rs

Essas e outras lembranças invadiram meus pensamentos ontem quando acordei e vi o lindo dia nublado que se fazia. O céu completamente gris e as montanhas ganhavam um tom azul-cobalto. Tudo tão harmonioso.
Deus sempre capricha quando pinta esses quadros em PB. E sabe de uma coisa? Ele sabe que eu amo. rs

Um beijo e ótimo domingo a todos vocês.

15 comentários:

  1. Que bom que o calor cessou e você pode usufruir de outro clima agora!
    Dias nublados também me transportam pra outras épocas e posso saborear o paladar indescrítivel que as lembranças, nostalgicamente, me proporcionam.
    Abraço terno, meu amigo.

    ResponderExcluir
  2. Querido,
    Realmente dias assim são mesmo mais introspectivos, também gosto. Sou inimiga do calorão...
    Engraçado como mesmo morando longe estamos com o mesmo clima neste domingo, né?
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. querido
    adorei o post!
    foi uma linda dedicatória aos dias nubaldos e chuvosos.
    Eu também gosto desses dias, mas prefiro quando estou em casa a salvo.

    Saudades de vc!!
    besosss e ótima semana!

    ResponderExcluir
  4. Deu saudade de meu avô paterno agora. Ele faleceu quando eu era ainda criança (faz tempo...).
    Meu amigo, não tem uma nuvem no céu neste momento aqui, ou seja, calor de montão.

    Abraço!
    Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  5. Vagner,

    Também em um post seu anterior, comentei sobre dias nublados, dos quais gosto muito. É, cada uma tem um histórico que induz a gostar de determinadas coisas. Você gosta de dias nublados porque lhe remete a seus avós, a sua infância, aos ensinamentos de sua mãe. Eu, particularmente, não sei o que me levou a gostar de dias frios.

    Abraços e uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  6. Olá!!!!!

    Menino quanto carinho nessas palavras... Eu não conheci nenhum de meus avôs, mas minha avó materna também faz esses tapetes, tudo a mão... coisa mais linda, mesmo!

    De vez em quando, dá uma vontade de ser criança outra vez, não é?


    Beijosssssssssssssssssssssssssssssssssssss e linda semana!

    ResponderExcluir
  7. Eu acho bem interessante como o clima influencia na gente, foi muito legal ler seu texto, deu até pra sentir o mesmo...
    Um abração

    ResponderExcluir
  8. oie!!
    Tem selinho pra vc em meu blog!

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Bom Dia, Amigo!
    Convite!!!!!

    Venha conhecer esses dois lindos Blogs Maravilhoso. Você que gosta de se deliciar no Amor, Romance, Prosa e Verso, este é o bom pedido.

    O Convite está feito.
    Te espero.

    Sinal de Liberdade-
    http://sandraandradeendy.blogspot.com/
    Conheça este cantinho lindo e maravilhoso.Onde o Amor fala mais alto.
    conheça também Poetas- Um Voo Livre.
    http://sandraregina7.blogspot.com/

    É com muito Prazer que receberei você.
    Não fique fora. Venha, siga e participe.Venha fazer desse Amor!

    Sandra

    ResponderExcluir
  10. Certamente ele faz o dia nublado especialmente pra vc e, agora, vou lembrar disso sempre q vir um dia assim e não vou reclamar, mas agradecer por vc!
    Paz!

    ResponderExcluir
  11. Fala manu!!!
    Nada como um bom dia nublado, concordo com você!
    Lá em casa quando eu era pequena e acabava a luz nós costumávamos brincar com aqueles joguinhos que durante o resto dos dias ficava entulhado no armário.Era muito massa!!!!Tempos que não voltam mais né!
    Ve se aparece!!!
    BJKS! ;)

    ResponderExcluir
  12. Oi Vagner!! Lindo texto!! Tb adoro dias nublados...as pessoas ficam mais calmas e sensiveis...adoro vê filmes em dias assim!!Tenha um ótimo final de semana!! Beijos da Simone

    ResponderExcluir
  13. Amigo, o calor acaba com a minha vida!
    Se existir mesmo outras vidas eu fui vampira rs
    Gosto da noite e dos dias nublados, vigio o sol, quando ele esconde eu vou para rua feliz da vida.
    Adorei o texto e estou com você, o meu reino por uma bela sombra.
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Nossa amei esse texto.
    Que bom que esse clima te trouxe boas lembranças.

    Bjos
    Ótimo domingo (e que ele seje nublado)

    Mah

    ResponderExcluir
  15. putz suas postagem sao como um livro q gosto de ler assim com dedicaçao agente entra na historia e vive ela acredita q ate senti o cheiro do mato!!!a net me fez ver algo muito bom eu posso ter contato com meu escritor favorito,assim como gostaria de ter com monteiro lobatto eu posso interagir com vc,sabe eu senti medo qdo disse q iria parar!!!!ja pensou se monteiro parace?bjusss

    ResponderExcluir

Deixe um pouco de você aqui.