terça-feira, 31 de agosto de 2010

Em tempos de política...


É tempo de eleições e foi dada a largada pra corrida dos postulantes à presidência do Brasil.

Acompanho algumas vezes a propaganda eleitoral 'chatuita', mas somente a parte dos presidenciáveis.

Eu não acompanho muito a política... Pra falar a verdade, sou cético em relação aos partidos e seus candidatos. Mas em alguns momentos paro diante da TV pra ver como andam as coisas na propaganda eleitoral.

Analisando cada candidato, chego a conclusão de que, particularmente, acho Dilma Rousseff um tanto perigosa.

Lembro do caso que houve entre ela e Lina Vieira, ex-secretária da Receita Federal.

Vejo este caso da seguinte forma: a ex-secretária foi extremamente inocente quando foi confrontada com perguntas embaraçosas. Mordeu a isca e soltou tudo no ventilador. Por sua vez, Dilma se defende e nega que tenha se encontrado com ela. O presidente, em viajem, fica sabendo do acontecido e diz que Dilma não tem nada a ver com as alegações feitas por Lina vieira.

Resultado: sem condições de desfazer a titica que cometeu, a corda arrebentou do lado mais fraco, Lina Vieira perdeu o emprego, o caso se evanesceu e tudo virou poeira. Nada que manchasse a candidatura de Dilma. Assim eles pensam.

Dilma vem de carona nos feitos de Lula e promete dar continuidade nos projetos de governo de seu “camarada”.

Ter Lula como cabo eleitoral, ter mais tempo em seu programa político e a aprovação recorde por parte de PT são os pontos fortes da candidata que afirma que vai ser a “presidenta” - exatamente dessa forma – do Brasil e usa o jargão de ‘mãe dos brasileiros’.

Sua fraqueza consiste em depender do presidente Lula para obtenção de votos, inexperiência em embates eleitorais e é muito desconexa em seus discursos.

Já o candidato José Serra tem o desafia do provar ao eleitor que sua trajetória e experiência política não vão deixar que “erre” enquanto presidente.

Serra conta com sua experiência política, que é muito densa; é um excelente administrador e tem sua imagem ligada a melhorias na área da saúde.

José Serra ainda vai cortar um dobrado por fazer oposição a um governo muito bem avaliado. Sua aliança com FHC não é favorável – as pesquisas indicam – e seu partido, PSDB, é visto como o partido que favorece a burguesia.

Nessa lona circense eleitoral figuram três atrações que aspiram ao cargo a ser logrado.

Na verdade, são dois pesos pesados e um coadjuvante, ou zebra. Nesse papel, figura a candidata Marina Silva, do PV.

Talvez a Marina seja a única, dos três, por quem eu tenho simpatia.

É uma mulher com uma trajetória de vida muitíssimo interessante, fala de um jeito invejável e muito bem articulado.

O que eu gosto na Marina, é que ela não permite ser cortada antes das conclusões de suas respostas e o fato dela não se enrolar com seus discursos e respostas longas. De fato, fala muito bem, de forma leve e solta.

Marina tem uma plataforma de campanha baseada no desenvolvimento sustentável - assunto vigente em todo o mundo e que ganhará muita força ao longo dos anos -, mas tem poucas propostas para além da área ambiental e tem pouquíssimo tempo em seu horário para apresentar suas idéias com mais amplitude.

O ponto forte é que Marina é fortemente aceita entre os jovens, sua trajetória de vida é forte e muito emocional e ainda, sua conduta política está baseada na ética.

Durante a propaganda eleitoral, acho que os candidatos deveriam gastar seu tempo clarificando mais suas idéias e propostas para seu próximo governo. Mas está tudo voltando ao marketing de ataques aos candidatos da oposição.

Enfim, a corrida pelos votos começou.

Acredito, muito fortemente, que o vencedor será José Serra, uma vez que Marina –muito provavelmente – irá só figurar e ainda, muito dificilmente o PT irá se manter no poder por doze anos – oito anos de Lula somado aos 4 anos de Dilma, caso ganhe as eleições.

Aqui, no Brasil, no tempo em que vivemos hoje o povo sabe que quatro é bom, oito é muito e doze [13 mais uma vez] é demais.

15 comentários:

  1. Não nego que fico à flor da pele na hora dos debates.
    Sou fã de carteirinha, faixa na testa, camiseta e bandeira do Lula, não nego. Estou certa de que ele é um dos grandes presidentes que o Brasil já teve. Mas, também reconheço que eleger Dilma pra tentar dar continuidade a esse governo é um risco enorme. A presidência tem a cara e o trejeito do presidente. Por isso, muita coisa do governo Lula pode se perder e ser moldado à moda dilmaniana.
    Quem me atrai mesmo é Marina pelas razões que tão bem você apontou neste post. Pena que o povo brasileiro não observou esses pontos ainda.
    É, meu caro, vamos torcer.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. @Rejane Rejane. Bom te ver por aqui.
    É verdade. Eu gosto muito do Lula. Fez muito pelo Brasil. Fez o país crescer muito. Acredito também que com Dilma as coisas não vão ficar no mesmo perfil que o dele.
    Apesar de cético, a Marina me conquistou e me fez ficar louco por ela antes mesmo de lançar sua candidatura.
    Eu torço pela vitória da Marina, e meu voto é dela,certamente. Mas algo me diz que essa disputa já está no papo pro candidato do PSDB, levando em consideração que o PT emplacaria 12 anos no poder e que as propostas ambientais de Marina não são de interesse de muitos.

    Adorei seu comentário. Um beijo.

    ResponderExcluir
  3. Wagner
    Mas a danada da bolsa escola?
    Ninguem quer perde-la. Quanto mais filhos mais dinheiro.
    Eu não quero que ninguem ganhe.
    Mas como impedir?
    com carinho MOnica

    ResponderExcluir
  4. Wagener,

    Nesse "circo" político, Dilma se apresenta como uma verdadeira venenosa devido ao perigo que ela representa. É uma pessoa sem experiência suficiente para governar um País como Brasil e, além disso, é uma pessoa prepotente. Queira Deus que sua amizade (e a do PT) com governos ditatoriais não acabem em cerceamento de direitos aqui.

    Wagner, desculpa por eu estar em falta com você. É muito bom voltar aqui e ler suas análises inteligentes.

    Abração e estamos aí

    ResponderExcluir
  5. Oi meu querido!!! Olha me faz um favor? quando voce for votar, vota na Marina pra mim... eu tb to apaixonada por ela e pela proposta dela..mas infelizmente nao tenho titulo de eleitor atualizado aqui e nao vou poder votar. Eu só peço a Deus que não permita que a Dilma vença...
    Bjs carinhosos e...como vai a Mamys??? manda beijao pra ela tá?
    Márcia

    ResponderExcluir
  6. Wagner
    Estou indo pra casa. Até quarta feira
    se Deus quiser
    com carinho MOnica

    ResponderExcluir
  7. Infelizmente, não temos O Canditado. E por questões éticas, eu marinei, mesmo sabendo que ela irá só figurar. Mais infelizmente ainda, acho que Dilma, vencerá.


    Bjs
    Mah

    ResponderExcluir
  8. @Mônica É,minha amiga. Estamos entregues a própria sorte.

    ResponderExcluir
  9. @Valdeir Almeida Fala aê, meu amigo! Vamos torcer pra que o melhor venha acontecer... se é que tem como acontecer algo de melhor nisso tudo.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  10. @Vem desfrutar do Amor de Deus Oi Márcia!!!
    Olha, pode ter certeza que votarei na Marina. Marinei total. rsrs
    Minha mãe vai bem, apesar das complicações.Mas vamos vencer isso tudo.
    Um beijo carinhoso.

    ResponderExcluir
  11. @Mahria Eu também marinei totalmente!

    Obrigado pela visita.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Tudo bem com você?
    Eu gosto do Horário Político,gosto de olhar nos olhos de cada candidato e ver o que o olhar de cada um passa.
    Gosto muito da Marina,mas não a sinto segura para o cargo.
    Quanto aos demais...Melhor não comentar!
    Beijo....

    ResponderExcluir
  13. @♥ Fernanda Oi Nanda. Tudo ótimo.
    Foi como eu disse: Marina tinha de dispor de mais tempo pra apresentar com amplitude suas ideias. Aprofundá-las para além das questões ambientas.

    Um beijão pra você. Obrigado pela visita e comentário.

    ResponderExcluir
  14. Wagner
    Só passei pra dizer boa tarde
    com carinho MOnica

    ResponderExcluir

Deixe um pouco de você aqui.