sábado, 24 de janeiro de 2009

Choque de Ordem: uma sacanagem com o povo carioca

A nova medida tomada pelo prefeito da cidade do Rio, Eduardo Paes, tem dado o que falar. A operação Choque de Ordem, que tem sido carro-chefe da gestão do novo prefeito, tem como objetivo remover moradores de rua, vendedores ambulantes, entre outros de bairros como Ipanema, Botafogo, Copacabana e Centro. A grande pergunta que fica é: e pra onde vão levar essas pessoas? Que chances de reordenação e ressocialização vão ser oferecidas?


Nesta estratégia de marketing político (que também virou um jogo de empurra-empurra), quem sai lucrando são os grupos elitistas, que há tempos desejam que tais pessoas sejam retiradas da frente de suas vistas.

Mais ou menos há duas semanas, eu vi no noticiário o terrível problema que muitas mães (pais também) enfrentam na fila para matricular seus filhos em uma escola pública. O descaso e a falta de um atendimento digno a quem esperava na fila por dias eram notórios e revoltantes e me fez pensar nessa tal ação de “Choque de Ordem”. Se for pra ordenar, organizar... Que se comece pela educação. Que se comece pelas escolas públicas.
É uma vergonha viver num país onde não se dá a mínima pras escolas, onde planos de educação pra pobres são deixados de lado, onde o aculturamento por parte das elites é propagado anos afinco e nada se faz.

Quer trazer ordem à cidade Senhor prefeito? Comece fazendo um plano de reintegração social pra estas pessoas que seus agentes tiram das ruas todos os dias. Comece a trazer ordem nos atendimentos das escolas públicas, nos hospitais...

O que falta pra melhoria de todos os cidadãos (eu disse “TODOS”) do Rio, são medidas sociais que tragam soluções verdadeiras e não essa medida mascarada e sem-vergonha.
Choque de Ordem? Balela da grossa! Isso tudo é uma maquiagem muito mal-feita no rosto do Rio de Janeiro.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe um pouco de você aqui.