sábado, 24 de janeiro de 2009

Se fosse bom não se dava, vendia

Decidi não mais aconselhar. É, assim, de forma radical. Afinal para que servem os conselhos? Ninguém os segue, e quando os escutam, fazem ouvido de mercador. Era como dizia minha saudosa e sábia avó: “conselho se fosse bom não se dava, vendia.” E por falar em minha avó, lembrei que nunca fui muito bom em ouvir conselhos, mas me destacava quando dava um. Acredito que seja o caso de muitas pessoas... Pelo menos eu, nunca vi alguém que seguisse seus próprios conselhos.


A verdade é, que toda vez que uma pessoa vem em busca de um conselho, ela prematuramente já vem com uma opinião formada na sua consciência, e se o seu conselho não bater com as idéias pré-determinadas do Ser a ser aconselhado, pode acreditar que ele não ouviu bulhufas de tudo o que você disse.

O engraçado, é que essa coisa de dar conselhos, sai meio que automaticamente. Aconselhamos até a nós mesmos. A pessoa se olha no espelho (principalmente as mulheres) e pronto: “Marta, você tem que emagrecer.” “Julia! Que bolsas são essas nos seus olhos? Vamos imediatamente naquele médico-cirurgião maravilhoso e você vai sair de lá renovada.” Basta uma situação e os conselhos saem, sem treino, sem decorar... É instintivo. E o que dizer dos conselhos de mãe? Mudaram até de nome. Viraram “praga de mãe”: “se eu fosse você não noivava com essa menina, ela não me inspira confiança.” Batata! E num é que acontece!


Aconselhar é quase que... Poético. Todos nós nos sentimos um pouco psicólogos, entendedores profundos do assunto e tagarelamos conjecturas filosóficas... Todo Esse ornamento para que a pessoa se sinta acolhida em nossas palavras, e às vezes tudo fica pelo caminho.

Diz um antigo ditado que Deus tarda, mas não falha. Deus nada tem haver com tardar ou falhar... São palavras que não existem no vocabulário dEle. O conselho sim... Tardará, mas não falhará.
Um conselho? Não aconselhem. Xiii, aconselhei! Rsrs.

Um beijo gente.

2 comentários:

  1. Entendo sua posição irmão, mas, posso te dar um conselho?

    "Ouve o conselho e recebe a correção, para que sejas sábio nos teus últimos dias" Pv. 19.20

    E quando vamos nos encontrar pra me te dar um abraço forte?

    Bjão meu preto.
    Paz Nele.

    ResponderExcluir
  2. Eu só dou conselhos quando me pedem, meeesmo!!!
    Comigo não tem essa de "quando vê já foi"... acho q o segredo, aí, está em aprender a segurar a língua mesmo...rs.rs
    Abraço!
    Paz!

    ResponderExcluir

Deixe um pouco de você aqui.